André Cintra despede-se dos Jogos Paralímpicos com mais um Top 10

André Cintra encerrou sua participação nos Jogos Paralímpicos (Daniel Basil e Marcio Rodrigues/CPB/MPIX)

Atleta mais experiente da delegação brasileira nos Jogos Paralímpicos de PyeongChang, o rider André Cintra encerrou a sua participação na competição na madrugada dessa sexta-feira, 16 de março. Ele participou da prova de Banked Slalom do Snowboard LL1 (amputados acima do joelho) e conquistou mais um bom resultado para o Brasil. 

Após enfrentar problemas em sua primeira corrida, André conseguiu melhorar suas marcas nas outras duas descidas. Seu melhor tempo foi 1min07seg88 e, assim, ele conquistou a décima posição na classificação final. O vencedor foi o norte-americano Noah Elliot com 51seg90. Mike Schultz, também dos Estados Unidos, foi prata com 53seg42 e o croata Bruno Bosnjak foi bronze com 54seg08. 

A prova de Banked Slalom é parecida com a prova do Snowboard Paralelo nos Jogos Olímpicos. Cada atleta faz três descidas e precisa passar pelas bandeiras durante o trajeto. A prova é contra o relógio, ou seja, o menor tempo é considerado para a classificação final e vence aquele que registrar a marca mais rápida. 

Aos 38 anos, André Cintra foi o responsável por iniciar o projeto paralímpico de inverno do Brasil. Em 2012, quando já tinha amputado a perna em um acidente de moto, ele participou de uma prova de Snowboard no Campeonato Brasileiro Open mesmo sem a prótese adequada. Em 2014 ele participou dos Jogos Paralímpicos de Sochi no snowboardcross e ficou na 28ª posição dentre 33 participantes. Na ocasião, era a estreia do esporte e não havia divisão de classes com amputados acima e abaixo do joelho. 

André já encerrou a sua participação nos Jogos Paralímpicos de PyeongChang, mas a equipe brasileira ainda terá mais duas provas até o encerramento do evento. Na madrugada desse sábado, 17, acontece a prova de média distância do esqui cross-country sitting com Cristian Ribera e Aline Rocha. No domingo, os dois ainda participam do revezamento misto. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.