Com recorde, Mikaël Kingsbury dispara na liderança do Moguls

Mikaël Kingsbury voa para a história: 48 vitórias em Copas do Mundo, novo recorde no Moguls (FIS Freestyle)

As provas da Copa do Mundo de Esqui Livre Moguls foram nos Estados Unidos, mas a festa e o feito histórico ficou por conta de um canadense. Mikaël Kingsbury, atual hexacampeão da competição, aumentou seu domínio na modalidade com dois triunfos na etapa realizada em Deer Valley entre 10 e 11 de janeiro. 

Na primeira prova, dia 10, Kingsbury conseguiu 87.33 pontos e ficou à frente do japonês Sho Endo, prata, e do norte-americano Bradley Wilson, bronze. No dia seguinte, o atleta do Canadá voltou a vencer com 88.80 pontos na super final - Dmitriy Reikherd, do Cazaquistão, foi o segundo colocado e Matt Graham, da Áustria, foi o terceiro. 

Com o desempenho em Deer Valley, Mikaël Kingsbury chegou a 12 triunfos consecutivos na Copa do Mundo de Esqui Livre Moguls - sua última derrota foi em janeiro de 2017. De quebra, ele se transformou no atleta mais vitorioso do esporte, com a incrível marca de 48 vitórias em 86 provas disputadas, o que dá a incrível marca de 55% de aproveitamento. 

"Poderia imaginar isso quando eu era novato? Não, nunca! Sempre foi o meu sonho ser o melhor. Sempre esteve na minha cabeça, mas é incrível... eu não sei o que dizer. As coisas simplesmente encaixaram", comentou o novo recordista.


As seis vitórias mantém Kingsbury com tranquilidade na liderança masculina da Copa do Mundo de Esqui Livre Moguls. Ele possui 600 pontos e tem 240 de vantagem sobre o vice-líder Reikherd. A vantagem só não é maior porque o atleta cazaque conseguiu quatro segundos lugares nesta temporada. 

Na disputa feminina, a francesa Perrine Laffont venceu a primeira prova com 81.88 pontos, à frente das norte-americanas Jaelin Kauf e Morgan Schild, respectivamente prata e bronze. Na segunda corrida, Kauf fez a festa da torcida em Deer Valley e conquistou o ouro com 81.37 pontos - Lafont foi a segunda e Schild repetiu o bronze. 

Em seu terceiro ano na equipe norte-americana, Kauf prossegue na liderança feminina da Copa do Mundo de Esqui Livre Moguls. Ela possui 420 pontos, contra 369 de Perrine Laffont, a nova vice-líder. Atual campeã, a australiana Britteny Cox caiu para a terceira posição com 342.

Os atletas voltam à neve no próximo fim de semana, 20 de janeiro, com uma prova em Temblant, no Canadá. É a última etapa antes dos Jogos Olímpicos de Inverno em PyeongChang. Depois, em março, a competição retorna para as últimas duas corridas na Suíça e na França.  

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.