Mengtao Xu e Maxim Burov assumem liderança no esqui livre aerials

Mengtao Xu comemora a vitória em Deer Valley (FIS/Buchholz)

Mais do que a vitória na etapa de Deer Valley, nos Estados Unidos, a chinesa Mengtao Xu e o russo Maxim Burov assumiram a liderança da Copa do Mundo de Esqui Livre Aerials desta temporada. Além da prova norte-americana na última sexta-feira, dia 12, a competição organizou também uma etapa em Moscou, na Rússia, no dia 6 de janeiro. 

Após dois segundos lugares nas duas primeiras provas, a chinesa Mengtao Xu finalmente conquistou seu primeiro triunfo na Copa do Mundo de Esqui Livre Aerials desta temporada. A atleta obteve 114.21 pontos na final em Deer Valley, muito acima da russa Kristina Spiridonova, prata, e da também chinesa Fanyu Kong, bronze.

Uma semana antes, em Moscou, a norte-americana Kiley Mckinnon foi a vencedora com 95.52 pontos na última bateria. A bielorrussa Aliaksandra Ramanouskaya terminou na segunda posição e a russa Alexandra Orlova completou o pódio. 

Com os resultados, Mengtao Xu chegou aos 260 pontos e assumiu a liderança da Copa do Mundo de Esqui Livre Aerials. Ela tem 29 pontos de vantagem sobre Hanna Huskova, de Belarus, antiga líder. Como restam apenas duas provas, a atleta da China busca conquistar seu quarto Globo de Cristal na modalidade (ela foi campeã em 2012, 2013 e 2017). 


Entre os homens, Maxim Burov foi o vencedor em Deer Valley com 131.67 pontos - Guangpu Qi, da China, foi o segundo e Anton Kushnir, de Belarus, foi o terceiro. Kushnir também foi o campeão na etapa realizada em Moscou. Ele conseguiu 126.55 pontos em sua última apresentação e ficou à frente dos russos Ilia Burov e Stanislav Nikitin, respectivamente prata e bronze. 

Dessa forma, o ranking masculino da Copa do Mundo de Esqui Livre Aerials segue equilibrado. A diferença entre o líder e o quinto colocado é de apenas 31 pontos. Maxim Burov ocupa a primeira posição com 226 pontos, apenas dois à frente de Anton Kushnir, vice-líder. 

Os atletas de Esqui Livre Aerials seguem nos Estados Unidos para as últimas duas provas da temporada. A competição acontecerá em Lake Placid entre 18 e 19 de janeiro e servirá de aquecimento para os Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang, em fevereiro.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.