Klaebo e Cologna duelam pela liderança no Esqui Cross-Country

Johannes Klaebo vence mais uma prova de sprint e segue na liderança (NordicFocus)

Um jovem promissor do esqui cross-country e um dos atletas mais premiados da história recente do esqui cross-country estão duelando etapa a etapa pelo título da Copa do Mundo da modalidade. O norueguês Johannes Klaebo, 21 anos, e o suíço Dario Cologna, 31, foram os destaques da etapa realizada em Seefeld, na Áustria, entre 27 e 28 de janeiro. 

Líder da Copa do Mundo de Esqui Cross-Country desde a primeira etapa, Klaebo venceu a disputa do Sprint em técnica livre no sábado, dia 27, após derrotar o francês Lucas Chanavat, prata, e o sueco Calle Halfvarsson, bronze, na bateria decisiva. Ele também foi o vencedor do sprint clássico em Planica, na Eslovênia, no dia 21. 

Cologna, por sua vez, foi o mais rápido nos 15km em técnica livre e largada coletiva com 31min37seg9 - Alex Harvey, do Canadá, foi o segundo e Martin Sundby, da Noruega, o terceiro. Uma semana antes, nos 15km estilo clássico, a vitória foi do cazaque Alexey Poltoranin com 36min54seg7. 

"É bom saber que desde o Tour de Ski minha forma física continua em alto nível e estou feliz com a caminhada até os Jogos Olímpicos", comentou Dario Cologna, que no início de janeiro conquistou seu quarto título do Tour de Ski

Foi essa conquista, aliás, que o recolocou na luta pelo título da Copa do Mundo desta temporada. Com os 400 pontos obtidos no evento e a vitória na Áustria, ele chegou aos 953 pontos e está a 159 pontos de Johannes Klaebo. A diferença era de 324 pontos antes do Tour de Ski. Martin Sundby também cresceu e é o terceiro com 953. 

Entre as mulheres, quatro atletas diferentes venceram as últimas quatro provas. No sprint clássico em Planica, a sueca Stina Nilsson foi a mais rápida e chegou à frente das norueguesas Kathrine Harsem e Maiken Falla, respectivamente prata e bronze. Já no sprint livre em Seefeld, vitória da suíça Lauren van der Graaf, com Sophie Caldwell, dos Estados Unidos, na segunda posição e Maiken Falla novamente fechando o pódio. 

Depois, nas corridas de distance, a finlandesa Krista Pärmaköski venceu os 10km estilo clássico em Planica com 27min08seg7, à frente da sueca Charlotte Kalla, prata, e da norueguesa Heidi Weng, bronze. Uma semana depois, a norte-americana Jessica Diggins ganhou os 10km estilo livre e largada coletiva com 23min08seg5 - Heidi Weng e Ragnhild Haga, também da Noruega, terminaram na segunda e terceira posições, respectivamente. 

Com desempenho tão equilibrada, Heidi Weng segue na liderança do ranking feminino da Copa do Mundo de Esqui Cross-Country com 1346 pontos, praticamente 200 de vantagem sobre a sua colega de equipe Ingvild Østberg. Jessica Diggins subiu para a terceira posição com 967 pontos. 

Agora, os atletas de esqui cross-country têm uma pausa no calendário para se dedicarem ao evento mais importante da temporada: os Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang, em fevereiro. A próxima etapa da Copa do Mundo será em Lahti, na Finlândia, entre 3 e 4 de março. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.