Kaisa Mäkäräinen encerra tabu e assume liderança no Biatlo

Kaisa Mäkäräinen (esquerda) comemora primeira vitória na temporada (Reprodução)

No mesmo local e exatamente um ano após ter vencido pela última vez na Copa do Mundo de Biatlo, a finlandesa Kaisa Mäkäräinen encerrou o tabu da vitórias e, de quebra, assumiu a liderança feminina desta temporada. A atleta foi o principal nome da disputa realizada em Ruhpolding, na Alemanha, entre 9 e 14 de janeiro. 

Mäkäräinen venceu a disputa da prova de largada coletiva 12,5km no domingo, dia 14. A atleta completou o percurso em 34min05seg6 e dois tiros desperdiçados. Ela travou uma disputa equilibrada com a alemã Laura Dahlmeier, que conquistou a prata com apenas oito décimos atrás. Veronika Vitkova, da República Tcheca, completou o pódio. 

A competidora da Finlândia ainda ficou com a medalha de prata na prova individual 15km realizada na quinta-feira, 11 de janeiro. Ela ficou 12 segundos atrás da italiana Dorothea Wierer, vencedora da corrida com 41min29seg0 e desempenho perfeito nos tiros - Rosanna Crawford, do Canadá, ficou com o bronze. 

Com o desempenho no fim de semana, Kaisa Mäkäräinen chegou aos 504 pontos, assumiu a liderança da Copa do Mundo de Biatlo e segue na briga pelo seu terceiro título geral (foi campeã em 2011 e 2014). Contudo, a vantagem é mínima: ela está apenas 11 pontos à frente da eslovaca Anastasiya Kuzmina, antiga líder da competição. Dorothea Wierer, da Itália, é a terceira com 435. 


Entre os homens, o duelo entre o francês Martin Fourcade e o norueguês Johannes Bø continua. O atleta da França venceu a prova individual 20km com 44min27seg9 e um tiro errado, à frente do tcheco Ondrej Moravec, prata, e do próprio Bø, bronze. Contudo, na largada coletiva 15km, o competidor da Noruega foi o mais rápido com 37min11seg2 e um tiro errado - Fourcade foi o segundo e Antonin Guigonnat, também francês, foi o terceiro. 

Dessa forma, Martin Fourcade, atual hexacampeão da Copa do Mundo de Biatlo, segue na liderança com 720 pontos e mantém uma pequena vantagem de 38 pontos sobre Johannes Bø, segundo colocado do ranking. O terceiro é Jakov Fak, da Eslovênia, com 438. 

Por fim, a etapa de Ruhpolding também teve competições de revezamento por equipes. Na disputa masculina 4x7,5km, a vitória foi da Noruega, com 1h13min11seg1 e sete tiros desperdiçados - a França ficou na segunda posição e a Rússia foi a terceira. Já na corrida 4x6km feminino, o ouro foi das alemãs com 1h08min47seg0 e nove tiros errados. A Itália conquistou a prata e a Suécia surpreendeu ao ganhar o bronze. 

A próxima etapa da Copa do Mundo de Biatlo acontece neste fim de semana, 18 a 21 de janeiro, em Antholz-Anterselva, na Itália. É a última competição da modalidade antes dos Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang, em fevereiro. Depois, em março, a competição retorna com as últimas três etapas da temporada.  

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.