Jan Schmid vence e amplia liderança no Combinado Nórdico

Jan Schmid comemora a vitória na temporada (NordicFocus)

Líder do ranking da Copa do Mundo de Combinado Nórdico, o norueguês Jan Schmid finalmente conquistou sua primeira vitória individual nesta temporada. O atleta venceu uma das duas provas HS 135/10km em Val di Fiemme, na Itália, entre 12 e 14 de janeiro, e ampliou a vantagem na liderança da competição. 

Schmid foi o campeão na prova de domingo, dia 14, ao completar o percurso do esqui cross-country em 26min19seg9. O austríaco Lukas Klapfer ficou na segunda posição, oito segundos atrás, e Fabian Rießle, da Alemanha, completou o pódio. Medalhista de prata no Mundial de 2009, o competidor da Noruega conquistou apenas a terceira vitória individual na Copa do Mundo - a primeira desde março de 2012. 


Já na sexta-feira, dia 12, Jörgen Graabak, também da Noruega, venceu com 25min56seg4 - Johannes Rydzek, da Alemanha, foi o segundo e Klapfer o terceiro. No sábado, dia 13, aconteceu a prova de sprint por equipes HS 135/2x7,5km e a Alemanha conseguiu dobradinha. A "Dupla 2", formada por Eric Frenzel e Vinzenz Geiger, venceu com 33min18seg4, sete décimos à frente da "Dupla 1", com Fabian Rießle e Johannes Rydzek - a dupla norueguesa Mikko Kosklien e Magnus Moan ficou na terceira colocação. 

Com a primeira vitória na temporada, Jan Schmid continua na liderança da Copa do Mundo de Combinado Nórdico e abre uma pequena vantagem. Agora, ele possui 483 pontos e tem 76 pontos de vantagem sobre Rydzek, o novo vice-líder. Akito Watabe, do Japão, é o terceiro com 365. A próxima etapa acontece neste fim de semana, 20 e 21 de janeiro, em Chaux-Neuve, na França.


Disputa feminina inédita no Combinado Nórdico

Entretanto, mesmo com a etapa da Copa do Mundo na França, a competição de Combinado Nórdico que receberá todas as atenções neste fim de semana é a primeira etapa da disputa da Copa Continental feminina. É a primeira vez que mulheres participam da competição e representa mais um passo da inclusão delas nesta modalidade de inverno. 

A estreia seria no dia 6 de janeiro em Otepää, na Estônia, mas a péssima condição climática fez a prova ser cancelada. Agora, entre 20 e 21 de janeiro, elas participam da etapa em Rena, na Noruega. No total, 14 mulheres estão inscritas na competição. O Combinado Nórdico foi o último esporte de inverno a aceitar a participação feminina. A expectativa é que elas possam estrear na Copa do Mundo daqui duas temporadas. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.