Heidi Weng tira diferença e acirra disputa feminina no Tour de Ski

Heidi Weng vence e tira vantagem de compatriota na liderança do Tour de Ski (Reprodução)

Antes da penúltima etapa do Tour de Ski de 2018, parecia ser questão de tempo para a norueguesa Ingvild Østberg confirmar o seu primeiro título da competição. Contudo, após a prova de largada coletiva em técnica clássica nesse sábado, 6 de janeiro, a certeza deu lugar ao receio. A disputa aconteceu em Val di Fiemme, na Itália. 

Após três vitórias consecutivas no Tour de Ski, Østberg foi apenas a quinta colocada nos 10km de largada coletiva em técnica clássica. Não bastasse isso, ela viu sua compatriota Heidi Weng, sua principal rival na luta pelo título desta temporada, vencer com 29min07seg9 e 35 segundos à frente. Krista Parmäköski, da Finlândia, foi a segunda e Teresa Stadlober, da Áustria, completou o pódio.

"Foi uma grande corrida e eu me senti muito bem. Eu gosto muito de Val di Fiemme. Toda vez que corro aqui eu tenho um bom resultado, mas será uma corrida difícil amanhã", comentou Heidi Weng.

Assim, Ingvild Østberg segue na liderança da competição com o tempo total de 1h48min43seg2, mas a vantagem sobre Heidi Weng, que era mais de 50 segundos antes dessa prova, caiu para 1,8 segundo antes da última etapa do evento. Krista Parmakoski é a terceira, mas possui poucas chances de brigar pelo título.


Entre os homens, o suíço Dario Cologna também ficou fora do pódio, mas diferentemente de Østberg, segue tranquilo na liderança. Ele foi o quarto colocado nos 15km em largada coletiva e técnica clássica em Val di Fiemme, mas ficou a dois segundos da primeira posição. O cazaque Alexey Poltoranin foi o campeão com 38min40seg3, seguido pelo russo Andrey Larkov, segundo, e o canadense Alex Harvey, terceiro.

No ranking masculino do Tour de Ski, Cologna possui o tempo total de 2h20min37seg7 e tem 1min14seg de vantagem sobre Poltoranin, vice-líder da competição. O russo Sergey Ustiugov, atual campeão, caiu para a terceira posição e tem poucas chances de conquistar o bicampeonato.

A última etapa do Tour de Ski de 2018 acontece novamente em Val di Fiemme, na Itália, neste domingo, 7 de janeiro. Homens e mulheres participam de uma prova de perseguição em 9km em subida para determinarem os campeões desta temporada. Além do troféu, o vencedor receberá 400 pontos de vantagem no ranking da Copa do Mundo de Esqui Cross-Country. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.