Europeu e Four Continents antecipam disputa olímpica na patinação

Alina Zagitova desbancou Evgenia Medvedeva na patinação artística (Reprodução)

Dois dos principais eventos da temporada de patinação artística aconteceram nas últimas duas semanas e anteciparam o que os torcedores irão assistir durante os Jogos Olímpicos de Inverno. Entre 15 e 28 de janeiro, os principais atletas da modalidade competiram no Campeonato Europeu e no Four Continents. 

O primeiro torneio realizado foi o Campeonato Europeu entre 15 e 21 de janeiro em Moscou, na Rússia. O evento marcou o surgimento de um duelo que deve se estender até a disputa olímpica feminina em PyeongChang. Pela primeira vez desde que subiu ao nível senior, em 2015, a russa Evgenia Medvedeva perdeu uma competição de elite na patinação artística.

A jovem russa, atual bicampeã mundial e que buscava o tri europeu, ficou "apenas" com a medalha de prata. Ela foi superada pela sua compatriota Alina Zagitova, 15 anos, que faz sua primeira temporada na categoria senior. A jovem conseguiu 238.24 pontos, a segunda maior pontuação da história, e segue invicta em seu primeiro ano - a veterana Carolina Kostner, da Itália, completou o pódio.

Entre os homens, o espanhol Javier Fernandez ampliou sua hegemonia no continente ao conquistar o hexacampeonato do Campeonato Europeu. Ele obteve 295.55 pontos em suas duas apresentações, mais de 20 pontos à frente do russo Dmitri Aliev, segundo colocado - Mikhail Kolyada, também da Rússia, foi o terceiro colocado. 

Nos pares, a dupla Evgenia Tarasova e Vladimir Morozov, bronze no último Mundial, conquistou o bicampeonato europeu com 221.60 pontos e saltar da quinta posição no programa curto para a medalha de ouro após o programa longo! O pódio, aliás, foi inteiramente da Rússia: Ksenia Stolbova e Fedor Klimov conquistaram a prata e Natalia Zabiiako e Alexander Enbert ficaram com o bronze. 

Já na Dança no Gelo. os franceses Gabriella Papadakis e Guillaume Cizeron conquistaram o tetracampeonato do Campeonato Europeu de Patinação com direito a recorde mundial. Eles conseguiram 203.16 pontos em suas duas apresentações e estabeleceram a maior pontuação da história na Dança no Gelo. As duplas russas Ekaterina Bobrova/Dmitri Soloviev e Alexandra Stepanova/Ivan Bukin ficaram com a prata e bronze, respectivamente.

Four Continents tem disputa esvaziada em Taiwan

Boyang Jin conquistou seu primeiro título em torneio de elite na patinação (Reprodução)

Na semana seguinte, entre 22 e 28 de janeiro, aconteceu o Four Continents, evento que reúne atletas da América, Ásia, Oceania e África, em Taiwan. A competição, porém, teve ausências importantes e não contou com alguns dos principais favoritos, como o japonês Yuzuru Hanyu, os chineses Wenjing Sui e Cong Han, os norte-americanos Nathan Chen, Bradie Tennell, Maia e Alex Shibutani e os canadenses Eric Radford, Meagan Duhamel, Scott Moir, Tessa Virtue, Gabrielle Daleman e Kaetlyn Osmond.

Assim, foi a chance dos demais competidores aperfeiçoarem suas apresentações antes da disputa olímpica. Destaque para o título do chinês Boyang Jin na competição masculina. Dono de duas medalhas de bronze nas últimas edições do Mundial, ele finalmente conquistou seu primeiro ouro em um torneio de elite da patinação com 300.95 pontos - o japonês Shoma Uno foi prata e o norte-americano Jason Brown foi bronze. 

Entre as mulheres, a competição foi uma extensão do Campeonato Nacional Japonês. Kaori Sakamoto, vice-campeão japonesa, conquistou o título do Four Continents com 214.21 pontos. Sua compatriota Mai Mihara, que não garantiu vaga em PyeongChang, foi a segunda colocada e Satoko Miyahara, campeã do Japão nesta temporada, foi a terceira. 

Nos pares, a dupla norte-americana Tarah Kayne e Danny O'Shea garantiu o primeiro ouro dos Estados Unidos nesta categoria na história do torneio. A equipe, que também não estará presente nos Jogos Olímpicos de PyeongChang, obteve 194.42 pontos no total. Ashley Cain e Timothy LeDuc, também norte-americanos, terminaram na segunda posição e os norte-coreanos Ryom Tae-ok e Kim Ju-sik, que causaram grande comoção por conta da vaga olímpica, conquistaram uma excelente medalha de bronze - a primeira da Coreia do Norte em eventos de elite da patinação artística. 

Por fim, na Dança no Gelo, o título do Four Continents também ficou com os Estados Unidos. A dupla Kaitlin Hawayek e Jean-Luc Baker venceram a disputa com 174.29 pontos, seguida pela equipe canadense Carolane Soucisse e Shane Firus, vice-campeões - nenhum deles, porém, estará nos Jogos Olímpicos. Já a dupla japonesa Kana Muramoto e Chris Reed, representante do Japão em PyeongChang, garantiu a terceira posição. 

Agora, os atletas de elite da patinação artística realizam os últimos ajustes para o principal evento da temporada: a disputa dos Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang. A primeira disputa começa logo no dia 9 com a competição por equipes. O individual feminino, com presença da brasileira Isadora Williams, será dia 21 de fevereiro com o programa curto. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.