Após cinco anos, Canadá conquista título no Bobsled masculino

Justin Kripps liderou o Canadá ao título das duplas na Copa do Mundo de Bobsled (Alexander Hassenstein/IBSF)

Um dos países mais tradicionais do Bobsled, com medalhas olímpicas e mundiais ao longo da história, o Canadá enfrentava um jejum de títulos na disputa masculina da Copa do Mundo da modalidade. Entretanto, a regularidade do trenó de Justin Kripps no 2-man recolocou o país norte-americano no alto do pódio na competição. 

O piloto canadense confirmou o título na dupla masculina após a última etapa da Copa do Mundo de Bobsled desta temporada em Königssee, na Alemanha, entre 19 e 21 de janeiro. A prova derradeira foi um exemplo do histórico de Kripps na competição: sem vencer, mas sempre com um lugar entre os primeiros colocados. 

A última etapa do 2-man foi vencida pelo alemão Francesco Friedrich com 1min38seg97, quatro décimos à frente do compatriota Johannes Lochner. Justin Kripps foi apenas o terceiro, mas somou cinco pódios em oito provas (apenas um triunfo) e nas demais ele sempre ficou na quarta posição. Dessa forma, obteve 1631 pontos no total do ranking, 127 a mais do que Friedrich para conquistar seu primeiro troféu na competição. 


Kripps, porém, não foi o único campeão inédito. No 4-man, o jovem piloto alemão Johannes Lochner também confirmou o favoritismo e venceu a Copa do Mundo de Bobsled. Na última etapa ele foi apenas o quarto colocado. O trenó pilotado por Nico Walther, seu compatriota, venceu com 1min37seg21, à frente da Letônia de Oskars Melbardis, e do austríaco Benjamin Maier, ambos empatados na segunda posição. 

Com quatro vitórias e outras quatro provas sempre no Top 5, Lochner aproveitou a regularidade para atingir 1652 pontos no ranking 4-man da competição e garantir seu primeiro troféu na competição. O alemão foi campeão mundial em 2017 ao terminar empatado com seu colega de equipe Francesco Friedrich, que curiosamente ficou na segunda posição nesta temporada. 

Na disputa feminina, a canadense Kaillie Humphries conquistou seu quarto título da Copa do Mundo de Bobsled. Em Königssee, a pilota terminou na segunda posição, atrás apenas da alemã Stephanie Schneider, vencedora com 1min41seg35 - Elana Meyers Taylor, dos Estados Unidos, completou o pódio. Dessa forma, a atleta do Canadá alcançou 1631 pontos, contra 1591 de Meyers Taylor no ranking final entre as mulheres.

Johannes Lochner conquistou o primeiro título da Copa do Mundo de Bobsled (Alexander Hassenstein)

Mesmo sem correr, Sungbin Yun acaba com supremacia de Martins Dukurs no Skeleton

A vantagem do sul-coreano Sungbin Yun era tão grande na Copa do Mundo de Skeleton que o atleta nem se deu ao trabalho de correr a última prova da temporada em Königssee. Com os mesmos 1545 pontos da penúltima etapa, ele ficou 38 à frente do alemão Axel Jungk, vice-campeão. Tomass Dukurs, da Letônia, foi o terceiro, e seu irmão Martins Dukurs, octacampeão foi apenas o quarto no ranking final. 

Nesta última prova, Jungk conseguiu a vitória que garantiu a vice-liderança da competição com 1min41seg61, apenas dois centésimos à frente de Martins Dukurs - Tomass completou o pódio. A conquista de Sungbin Yun é histórica não apenas por destronar Dukurs ou pelas cinco vitórias e dois segundos lugares em sete provas disputadas. Seu título é o primeiro de um atleta asiático na história da Copa do Mundo de Skeleton. 

Já na disputa feminina, a alemã Jacqueline Lölling venceu a última prova com 1min44seg03, à frente da Tina Hermann, prata e também da Alemanha, e da austríaca Janine Flock, bronze. Com a vitória, ela conquistou o bicampeonato da competição com 1628 pontos, contra 1504 de Hermann e 1470 da canadense Elisabeth Vathje. 

Com o fim da temporada, os atletas podem realizar os últimos ajustes e a reta final de preparação para o principal objetivo deste ano: a disputa dos Jogos Olímpicos de Inverno em PyeongChang, na Coreia do Sul. A Cerimônia de Abertura será no dia 9 de fevereiro, às 9h (horário de Brasília).

Jacqueline Lölling comemora o bicampeonato (Alexander Hassenstein)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.