Brasil busca vaga olímpica na etapa da Copa América de Bobsled

Brasil pode classificar até três trenós em PyeongChang (RJ Photography)

Após quatro anos de muito trabalho, chegou a hora do Bobsled Brasileiro confirmar sua classificação aos Jogos Olímpicos de Inverno. Com a expectativa de levar até três trenós para PyeongChang, em fevereiro, a equipe participa da última etapa da Copa América da modalidade. As provas acontecem em Lake Placid, nos Estados Unidos, entre 11 e 14 de janeiro. 

Essa é a primeira vez na história que o Brasil tem uma classificação tranquila no Bobsled 4-man. Diferentemente das edições anteriores, quando o país ficava com as últimas vagas disponíveis, neste ciclo olímpico pôde desfrutar de uma tranquilidade proporcionada pelo planejamento e evolução. O time comandado por Edson Bindilatti é o 19º no ranking internacional e está praticamente confirmado em PyeongChang. 

A questão é que, dessa vez, a equipe brasileira tem boas chances de garantir uma vaga inédita também no 2-man. Atualmente, o Brasil tem os pilotos Edson Bindilatti e Cristiano Paes na 39ª  e 40ª posições, respectivamente - garantindo uma cota. Contudo, o país está 41 pontos atrás da República Tcheca e, se tirar essa diferença no fim de semana, pode classificar os dois trenós para os Jogos Olímpicos - o que também seria algo inédito. 

No feminino, porém, a situação é inversa. A dupla de Heather Paes ocupa a 32ª posição no ranking e precisaria tirar uma diferença de 210 pontos para garantir uma vaga direta. As vagas continentais  previstas dadas à Nigéria (África) e Austrália (Oceania) e de país-sede para a Coreia do Sul, países com pontuações semelhantes ou até piores do que as brasileiras, dificultaram a classificação. 

A confirmação oficial dos classificados aos Jogos Olímpicos de PyeongChang sairá no dia 15 de janeiro, com a publicação oficial do ranking internacional da IBSF (Federação Internacional de Bobsled e Skeleton). O período pré-olímpico, que começou em outubro de 2016 e leva em conta apenas competições oficiais, termina em 14 de janeiro. 

No bobsled masculino, 30 trenós participam dos Jogos Olímpicos de Inverno. Os três países com os três melhores conjuntos posicionados no ranking internacional após 14 de janeiro garantem três cotas. Os seis países com os dois melhores pilotos terão duas vagas e os nove times subsequentes completam a lista de classificados.

Confira o cronograma de competições na quarta etapa da Copa América de Bobsled (horário de Brasília): 

11 de janeiro - 16h30 - Bobsled 2-man  
12 de janeiro - 16h30 - Bobsled 2-man 
13 de janeiro - 12h00 - Bobsled 4-man 
14 de janeiro - 12h00 - Bobsled 4-man 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.