Boletim Hóquei no Gelo #19 - Yunost Minsk vence Continental Cup

Yunost Minsk comemora título da Continental Cup (Alisa Keptyukha)

Competindo em casa e contando com o apoio da torcida, o Yunost Minsk, de Belarus, conquistou o título da IIHF Continental Cup de 2018. O torneio de hóquei no gelo, que reúne equipes da Europa Central, realizou a fase final nesse fim de semana, entre 12 e 14 de janeiro, na cidade bielorrussa. Quatro times estavam presentes na disputa. 

O Yunost Minsk sofreu, mas conseguiu uma campanha perfeita de três vitórias em três jogos para confirmar o título. Primeiro, a equipe derrotou o Ritten Sports, da Itália, por 2 a 1. Depois, triunfo apertado de 5 a 4 sobre o Sheffield Steelers, do Reino Unido (com gol da vitória faltando menos de três minutos para o encerramento). Por fim, uma vitória de 5 a 2 sobre o Nomad Astana, do Cazaquistão, na última rodada. 

Esta é a terceira conquista da equipe de Belarus na IIHF Continental Cup. O time também foi campeão nas temporadas 2007 e 2011 o que o coloca como maior vencedor do torneio. O Nomad Astana venceu dois jogos e ficou com o vice-campeonato - é o segundo ano consecutivo que uma equipe cazaque fica em segundo lugar. Já o Sheffield Steelers terminou em terceiro. 

No total,, 17 equipes participaram das quatro fases da IIHF Continental Cup desta temporada. Da mesma forma que na última temporada, o Yunost Minsk ganha uma vaga no wild card para a disputa da Champions Hockey League do próximo ano. O time ainda lidera o Campeonato Nacional de Belarus com uma campanha irretocável de 26 vitórias em 30 partidas. 

"Foi uma conquista difícil. É um time forte, todo mundo habilidoso, jovem, rápido. Mas podemos melhorar. Agradeço a todos os meus colegas de equipe. Eles deram 100%", concluiu Pavel Razvadovski, autor de dois gols e uma assistência na partida derradeira. 


Champions Hockey League define finalistas 

O segundo jogo semifinal da Champions Hockey League acontece nesta terça-feira, 16 de janeiro, e definirá os finalistas da temporada. Com uma vitória de 4 a 2 em casa na primeira partida, o JYP, da Finlândia, abriu uma boa vantagem sobre o Oceláři Třinec, da República Tcheca. Na outra chave, o Växjö Lakers, da Suécia, empatou em 1 a 1 fora de casa com o também tcheco Bílí Tygři Liberec. O regulamento é o mesmo do torneio de futebol: empate no saldo de gols leva a partida para a prorrogação.

Calgary Flames entra na zona de classificação aos playoffs na NHL

Jogadores do Calgary Flames comemoram uma das sete vitórias consecutivas da equipe (Reprodução)

Com uma arrancada de sete vitórias consecutivas, o Calgary Flames entrou pela primeira vez na zona de classificação aos playoffs da NHL (Liga Nacional de Hóquei). Agora, a equipe ocupa a segunda posição da Divisão Pacífico, da Conferência Oeste, com 54 pontos em 45 partidas (campanha de 25-16-4). A equipe ultrapassou o Los Angeles Kings, que ocupava a primeira posição semanas atrás e começa a perder fôlego na temporada. Já o novato Vegas Golden Knight segue na liderança do grupo com 61 pontos em 42 jogos (29-10-3). 

Ainda no Oeste, o Winnipeg Jets segue na primeira posição da Divisão Central com 59 pontos em 46 rodadas (26-13-7), mas o Nashville Predators, vice-campeão da Stanley Cup na temporada passada, ocupa a segunda posição com três pontos e quatro jogos a menos - o St. Louis Blues é o terceiro com 55 pontos. Minnesota Wild e Dallas Stars estão com as vagas do wild card

Na Conferência Leste, o Tampa Bay Lightning segue como líder da Divisão Atlântico e melhor equipe da temporada regular da NHL com 65 pontos em 44 partidas (31-10-3). Com oito vitórias nos últimos dez jogos, o Boston Bruins é o vice-líder com 55 pontos em 41 rodadas. O Toronto Maple Leafs é o terceiro com 53 pontos em 45 jogos. 

Por fim, na Divisão Metropolitana, o Washington Capitals segue na liderança com 59 pontos em 45 jogos (28-14-3). O Columbus Blue Jackets assumiu a segunda posição com 53 pontos em 46 rodadas, enquanto que o New Jersey Devils tem 52 pontos em 42 jogos. Pittsburgh Penguins, atual bicampeão da Stanley Cup, e New York Rangers estão com as vagas do wild card

AK Bars confirma primeira vaga aos playoffs no Leste

Jogadores do AK Bars comemoram vitória (Reprodução)

O AK Bars é a primeira equipe da Conferência Leste que confirmou a classificação aos playoffs da KHL (Liga Continental de Hóquei). Com 91 pontos e ocupando a primeira posição, o time não pode ser alcançado por quem está fora da zona de classificação à pós-temporada. Restam seis jogos para o fim da primeira fase da competição. 

Ainda no Leste, o Aktomobilist ocupa a terceira posição e também está próximo de garantir presença nos playoffs da Copa Gagarin - basta ganhar um ponto nas seis partidas restantes. Neftekhimik, quarto, e Metallurg, quinto, possuem 82 e 81 pontos e também estão bem cotados. Líder da Divisão Chernyshev e, como consequência, segundo colocado na Conferência, o Avangard tem 80 pontos, apenas três a mais do que o Salavat Yulaev, vice-líder da divisão, mas sétimo colocado na tabela geral. Traktor, sexto, e Sibir, oitavo, fecham a lista de classificados, mas Amur, nono, e Barys, décimo, seguem com chances. 

Na Conferência Oeste, o Lokomotiv foi a quarta equipe que confirmou a vaga aos playoffs ao atingir 88 pontos. Antes, o SKA, primeiro, CSKA, segundo, e Jokerit, terceiro, já haviam garantido a classificação à pós-temporada. O Torpedo, quinto, e o Sochi, sexto, seguem com boas chances, enquanto que Spartak, sétimo, Severstal, oitavo, Dynamo Moscou, nono, e Dinamo Minsk, décimo, lutam por duas vagas. 

O último fim de semana também reservou a disputa do All-Star da KHL. Diferentemente de outras ligas, o evento russo conta com quatro equipes que representam as divisões do campeonato e reúnem os melhores atletas da temporada. O Time Tarasov, do Oeste, derrotou o Time Chernyshev, do Leste por 5 a 4 na decisão. 

Kunlun Red Star assume vice-liderança no hóquei feminino

A equipe chinesa do Kunlun Red Star venceu os dois jogos contra o Toronto Furies e assumiu a vice-liderança da CWHL (Liga Canadense de Hóquei feminino). As chinesas derrotaram o time canadense por 2 x 0 e 6 x 0 na rodada dupla realizada no último fim de semana e chegou aos 26 pontos em 17 jogos. O Montreal Canadiennes lidera com a mesma pontuação, mas dois jogos a menos. 

Ainda na liga canadense, o Markham Thunder venceu o primeiro jogo contra o Vanke Rays por 6 a 3, mas depois foi derrotado por 3 a 2 no shootout. O Vanke Rays ocupa a quarta posição, com 23 pontos, três a mais do que o Markham Thunder, quinto colocado. 

Por fim, na NWHL (Liga Norte-americana de hóquei feminino), apenas um jogo foi realizado no fim de semana. As meninas do Buffalo Beauts venceram o Connecticut Whale por 4 a 3 e se mantém na vice-líderança com 10 pontos em nove jogos. O Metropolitan Riveters, único invicto, lidera com 16 pontos. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.