Boletim Hóquei no Gelo #17 - Franquia novata é vice-líder da NHL

Jogadores do Vegas Golden Knight celebram mais um gol na impressionante campanha da equipe (Reprodução)

Novato na NHL (Liga Nacional de Hóquei no Gelo), o Vegas Golden Knight segue surpreendendo os torcedores nesta temporada. Logo em sua primeira competição, a franquia de Las Vegas ocupa a liderança da Conferência Oeste e caminha a passos largos para conquistar uma vaga aos playoffs da competição. 

Com um acerto impressionante na escolha dos jogadores, o Vegas Golden Knights possui 54 pontos com uma campanha de 26-9-2 (26 vitórias, nove derrotas e dois tropeços no overtime). Foram nove triunfos nos últimos dez jogos, - sendo sete seguidos - e nenhuma derrota no tempo normal. A média de gols também é a maior do Oeste, com 3.54 gols por jogo. 

A equipe se mantém entre os três primeiros colocados na Divisão Pacífico desde a primeira semana, uma regularidade impressionante para uma equipe que muitos acreditavam que enfrentaria dificuldades no primeiro ano da NHL. Hoje, são três pontos de vantagem sobre o Los Angeles Kings em seu grupo - mesmo com dois jogos a menos. O San Jose Sharks é o terceiro com 44 pontos.


Ainda na Conferência Oeste, o Winnipeg Jets é o líder da Divisão Central com 52 pontos em 40 jogos (campanha de 23-11-6). Vice-campeão da Stanley Cup na temporada passada, o Nashville Predators ocupa a segunda posição com 51 pontos em 38 partidas (23-10-5). Antigo líder do grupo, o St. Louis Blues perdeu sete partidas nos últimos dez jogos e caiu para a terceira posição com 50 pontos em 41 rodadas (24-15-2). O Dallas Stars e o Anaheim Ducks ocupam as duas posições do wild card até o momento. 

Já na Conferência Leste, o Tampa Bay Lightning segue como líder absoluto da NHL. A franquia possui 58 pontos em 38 partidas (28-8-2), com oito vitórias nos últimos dez jogos, e a primeira posição isolada da Divisão Atlântico. São dez pontos de vantagem sobre o Boston Bruins, segundo colocado, e o Toronto Maple Leafs, terceiro. 

Por fim, na Divisão Metropolitana, o Washington Capitals assumiu a primeira posição com 51 pontos em 40 partidas (24-13-3). O New Jersey Devils é o segundo colocado com um ponto e duas rodadas a menos do que o líder. O New York Rangers, após um início ruim, segue em plena recuperação e assumiu a terceira posição com 47 pontos em 39 jogos (21-13-5) e uma vitória de 3 a 2 sobre o Buffalo Sabres no Winter Classic, tradicional confronto realizado em um espaço aberto, seja campo de beisebol ou futebol americano, no dia 1º de janeiro. Columbus Blue Jackets e New York Islanders estão com as vagas do wild card

Com 25 gols, Nikita Kucherov, do Tampa Bay Lightning, é o artilheiro da NHL. Já Josh Bailley, do New York Islanders, e Jakub Voracek, do Philadelphia Flyers, são os líderes em assistências com 38 passes para gol cada. A liga prossegue nesta terça-feira, 2 de janeiro, com 12 partidas. A competição deve seguir até o fim de janeiro, para a disputa do All Star Game em 28 de janeiro. 

SKA e CSKA estão nos playoffs da KHL

Era só uma questão de tempo e a última semana confirmou a presença do SKA, de São Petersburgo, e do CSKA, de Moscou, nos playoffs da Copa Gagarin na KHL (Liga Continental de Hóquei no Gelo). As equipes ocupam as duas primeiras posições da Conferência Oeste e não podem mais ser alcançados pelos rivais. 

O SKA, apoiado no melhor ataque da competição, é o melhor time da temporada regular desde a primeira semana e lidera a conferência com 114 pontos em 46 partidas, totalizando 39 vitórias e apenas sete tropeços até o momento. Já o CSKA, que possui a melhor defesa, perdeu oito jogos em 45 rodadas e é o vice-líder com 104. Os dois times também devem garantir nas próximas partidas as duas primeiras posições do grupo. 

Ainda no Oeste, o Jokerit (3º), Lokomotiv Yaroslavl (4º) e o Torpedo (5º) também estão próximos de garantirem suas classificações à pós-temporada. O HC Sochi (6º), o Dynamo Moscou (7º), o Spartak Moscou (8º), o Severstal (9º) e o Dinamo Minsk (10º) lutam pelas últimas três vagas - apenas dez pontos separam as equipes com dez jogos ainda em disputa. 

No Leste a situação está mais equilibrada. O Avtomobilist assumiu a liderança com 83 pontos em 45 partidas, um ponto a mais do que o Ak Bars, terceiro colocado, e o Neftekhimik, quarto, mas que são rivais da Divisão Kharlamov. A segunda posição está com o Avangard, líder da Divisão Chernyshev, com 74 pontos. Contudo, a equipe tem apenas dois pontos de vantagem sobre o Salavat Yulaev, que  no momento ocupa a sexta posição na conferência (na KHL as duas primeiras posições de cada conferência são para os líderes de divisões). 

O Metallurg é o quinto colocado com 76 pontos, o Traktor é o sexto com 71 e o Amur é o oitavo com 68, mas a vantagem na zona de classificação aos playoffs é mínima. O Sibir, nono colocado e primeiro time fora dos playoffs, tem 66 pontos e segue na luta pela classificação. O Barys, décimo com 63, também possui chances. 

O cazaque Nigel Dawes, do Barys, segue como artilheiro isolado da KHL com 31 gols em 37 partidas disputadas. Linden Vey, também do Barys, é o líder em assistências com 35 passes para gol. A competição prossegue neste mês, mas para em fevereiro por conta dos Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang. A última rodada da temporada regular será em 1º de março.

CSKA garantiu vaga aos playoffs da Copa Gagarin na KHL (Reprodução)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.