Boletim Hóquei no Gelo #18 - Caps mantém arrancada na NHL

Washington Capitals conseguiu arrancada e lidera Divisão Metropolitana (Reprodução)

Bicampeão do President's Trophy (honraria dada ao melhor time da temporada regular da NHL) nas últimas duas temporadas, o Washington Capitals começou a atual disputa como um dos favoritos ao título. Após um início com mais tropeços do que vitórias, a franquia finalmente parece ter se encontrado na competição. 

Liderado pelo capitão Alex Ovechkin, um dos artilheiros da NHL com 27 gols (ao lado de Nikita Kucherov, do Tampa Bay Lightning), o Caps já tem quatro vitórias consecutivas, emendou uma série de sete triunfos nos últimos dez jogos e teve apenas uma derrota no tempo normal. Além disso, entre dezembro e janeiro, são 16 jogos, com 12 vitórias. Assim, são 55 pontos em 42 partidas (26-13-3), o suficiente para garantir a liderança na Divisão Metropolitana. 

Antigo líder do grupo, o New Jersey Devils caiu para a segunda posição com 52 pontos em 41 jogos (22-11-8) e o Columbus Blue Jackets segue em terceiro com 51 pontos (24-16-3). Ainda na Conferência Leste, mas na Divisão Atlântico, o Tampa Bay Lightning segue na liderança da NHL. A franquia tem 63 pontos em 42 rodadas (30-9-3) e possui dez pontos de vantagem sobre o Boston Bruins, vice-líder do grupo - Toronto Maple Leafs é o terceiro. New York Rangers e Pittsburgh Penguins ocupam as duas posições do wild card

Já na Conferência Oeste, o Vegas Golden Knight segue como melhor equipe ao possuir 60 pontos em 41 partidas (29-10-2) e lidera a Divisão Pacífico. O Los Angeles Kings segue tranquilo na segunda posição com 53 pontos em 42 rodadas (24-13-5), enquanto que o San Jose Sharks é o terceiro com 48 pontos em 40 jogos. 

Por fim, na Divisão Central, o Winnipeg Jets segue na primeira posição com 57 pontos em 45 jogos (25-11-7). Antigo líder do grupo, o St. Louis Blues continua com dificuldades na NHL e segue como vice-líder com 55 pontos em 45 jogos. Com quatro jogos a menos, o Nashville Predators é o terceiro com 54. Dallas Stars e Colorado Avalanches estão com o wild card

Com 59 pontos, Nikita Kucherov é o candidato ao MVP desta temporada ao liderar o Tampa Bay Lightning. Marc-Andre Fleury, do Vegas Golden Knight, é o melhor goleiro até o momento. A NHL prossegue nesta segunda-feira, 8 de janeiro, com apenas um jogo: Columbus Blue Jackets x Toronto Maple Leafs. No último fim de semana de janeiro acontece o All-Star Game desta temporada. 

Jokerit também confirma classificação aos playoffs

Jokerit garantiu vaga aos playoffs da Copa Gagarin na KHL (reprodução)

Uma semana após SKA e CSKA garantirem de forma oficial a classificação aos playoffs da Copa Gagarin, chegou a vez do Jokerit confirmar sua presença na pós-temporada da KHL (liga continental de hóquei). A equipe da Conferência Oeste está na terceira posição com 89 pontos e não pode mais ser alcançado pelos rivais.

A semana também confirmou a presença de SKA e CSKA nas duas primeiras posições do Oeste - os dois times já conquistaram as divisões Bobrov e Tarasov, respectivamente. Com menos de dez jogos para todas as equipes, o Lokomotiv Yaroslavl, quarto colocado, deve ser o próximo a garantir sua vaga aos playoffs

Torpedo, quinto, e Sochi, sexto, também possuem boa vantagem na zona de classificação. Já o Dynamo Moscou, sétimo, Spartak, oitavo, Severstal, nono, e Dinamo Minsk, décimo, lutam pelas últimas duas vagas da Conferência Oeste. De todos, a situação mais difícil é do Dinamo Minsk, que está sete pontos atrás da classificação. 

Já na Conferência Leste, a disputa segue equilibrada e nenhuma equipe confirmou a vaga à pós-temporada. O AK Bars retomou a liderança com 88 pontos, apenas um a mais do que o Avtomobilist, rival de divisão e que ocupa a terceira posição da conferência. A situação mais tranquila é do Avangard, líder da Divisão Chernyshev e que possui seis pontos de vantagem sobre os rivais do seu grupo - o suficiente para garanti-lo na segunda posição geral. 

Netekhimik, quarto, e Metallurg, quinto, possuem 82 e 81 pontos, respectivamente, e também possuem boa vantagem na zona de classificação aos playoffs. O Traktor, sexto, Salavat Yulaev, sétimo, Sibir, oitavo, Amur, nono, e Barys, décimo, seguem com chances. 

Champions Hockey League tem primeiro jogo da semifinal

Nesta terça-feira, 9 de janeiro, acontece o primeiro jogo das semifinais da Champions Hockey League desta temporada. Presentes no mesmo grupo durante a primeira fase, a equipe sueca Växjö Lakers enfrenta o tcheco Bílí Tygři Liberec por uma vaga na decisão. Na outra partida, o JYP, da Finlândia, joga contra o Oceláři Třinec, também da República Tcheca. Diferentemente das outras competições, disputadas no formato de playoffs, a Champions Hockey League é similar ao futebol, com partidas de ida e volta. O segundo jogo acontecerá na próxima semana, dia 16 de janeiro. 

Continental Cup realiza fase final

No próximo fim de semana, entre 12 e 14 de janeiro, acontece a fase final da Continental Cup, evento realizado pela IIHF. A competição será em Minsk, capital de Belarus, e conta com Yunost Minsk, time da casa, Nomad Astana, do Cazaquistão, Ritten Sport, da Itália, e o Sheffield Steelers, do Reino Unido - os quatro sobreviventes das três fases anteriores. O regulamento é bem simples: os times jogam entre si em turno único e quem somar mais pontos conquista o título da temporada. 

Montreal Canadiennes assume liderança no hóquei feminino

A CWHL (liga canadense de hóquei feminino) tem um novo time na liderança. O Montreal Canadiennes aproveitou os dois jogos contra o Calgary Inferno e tirou a liderança do rival. A equipe venceu o primeiro jogo por 2 a 1 no shootout e depois conseguiu uma vitória tranquila de 3 a 0. Dessa forma, as meninas do Canadiennes possuem 26 pontos em 15 partidas, três a mais do que as adversárias. 

O Markham Thunder surpreendeu o chinês Vanke Rays e venceu por 5 a 4 também no shootout - o resultado mantém a equipe com chances de classificação aos playoffs. Já o Boston Blades fez duas partidas contra o Toronto Furies e conseguiu sua primeira vitória ao derrotar o rival por 4 a 2 no sábado, 6 de janeiro. No dia seguinte, o Toronto venceu por 2 a 1. 

Já na NWHL (liga norte-americana de hóquei feminino), o Metropolitan Riveters segue invicto na liderança com oito vitórias. No último fim de semana, a equipe derrotou o Connecticut Whale por 6 a 1. Já o Buffalo Beauts derrotou o Boston Pride por 3 a 2 no overtime e assumiu a segunda colocação no lugar das rivais.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.