Boletim Curling #17 - Niklas Edin vence Mercure Perth Masters

Time de Niklas Edin com o troféu do Mercure Perth Masters (Reprodução)

Atual tetracampeão europeu, campeão mundial em 2013 e 2015, vice-líder do ranking e favorito ao ouro nos Jogos Olímpicos, o time de Niklas Edin, da Suécia, garantiu o primeiro título masculino do Curling no World Curling Tour em 2018. A equipe esteve presente no Mercure Perth Masters, tradicional torneio realizado na Escócia entre 4 e 7 de janeiro. 

Na decisão, Edin derrotou um velho rival europeu: o suíço Peter de Cruz. O jogo até começou equilibrado nos três primeiros ends, com um empate em 3 a 3, mas os suecos conseguiram três pontos no quarto período e, depois, administraram o placar para vencerem por 7 a 4. Thomas Ulsrud, da Noruega, e Alexander Baumann, da Alemanha, dividiram a terceira posição.

A equipe sueca teve uma campanha perfeita no Mercure Perth Masters. Disputado no sistema triplo knock-out, Edin conseguiu quatro vitórias e ficou com uma das vagas ao playoff no Pool A. Depois, nas quartas de final, derrotou a equipe de Rasmus Stjerne, da Dinamarca. Por fim, na semi, fez um jogo duríssimo com o norueguês Thomas Ulsrud, principal rival no continente.

A semana 22 do World Curling Tour também teve uma disputa de duplas mistas. A cidade de Aarau, na Suíça, realizou o International Mixed Doubles Trophy Aarau. No total, dezoito das melhores duplas de Curling participaram da competição e a final reservou um duelo entre as últimas duas equipes campeãs mundiais da categoria. 

Os russos Anastasia Bryzgalova e Alexander Krushelnitskiy, vencedores do Mundial em 2016, derrotaram os suíços Jenny Perret e Martin Rios, campeões em 2017, por 6 a 5 na decisão. Daniela Rupp e Kevin Wunderlin, também da Suíça, conquistaram o bronze ao derrotarem Marie Turmann e Harri Lill, da Estônia, na disputa pelo terceiro lugar. 

O World Curling Tour prossegue no próximo fim de semana, entre 11 e 14 de janeiro. São três torneios masculinos, um feminino e mais dois de duplas mistas. É a antepenúltima semana de competições antes da pausa para a disputa dos Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang, em fevereiro. 

Campeões olímpicos por equipes vencem seletiva canadense de Duplas Mistas

Dois campeões olímpicos por equipes serão os representantes do Canadá na estreia das Duplas Mistas de Curling em Jogos Olímpicos. John Morris, ouro com o time Kevin Martin em 2010, e Kaitlyn Lawes, campeã com Jennifer Jones em 2014, venceram a seletiva canadense realizada entre 2 e 7 de janeiro em Portrage la Prairie, na província de Manitoba. 

John Morris iria fazer dupla com Rachel Homan, mas ela conseguiu a vaga por equipes e, por determinação da Associação Canadense de Curling, teve que abdicar da seletiva nas duplas. Por conta disso, a equipe sofreu na primeira fase. Com cinco vitórias e três derrotas, conseguiu a terceira vaga no Grupo B. 

Mas na fase eliminatória, tudo mudou. Na segunda fase, conseguiu duas vitórias e a vaga direta à semifinal como primeiro colocado. Lá, derrotou Brad Gushue e Val Sweeting por 9 a 4 e avançaram diretamente à decisão. Na final, novo confronto contra Gushue/Sweeting e o triunfo de 8 a 6 que garantiu o título e a classificação aos Jogos Olímpicos de PyeongChang. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.