'Adolescentes' conquistam a Copa do Mundo de Snowboard Halfpipe

Yuto Totsuka conquista o Globo de Cristal logo em seu primeiro ano na Copa do Mundo (Reprodução)

A norte-americana Chloe Kim, 17 anos, e o japonês Yuto Totsuka, 16, nem completaram a maioridade, mas já podem comemorar o título da Copa do Mundo de Snowboard Halfpipe. Os dois adolescentes conquistaram o Globo de Cristal da disciplina após a última etapa da competição em Laax, na Suíça, nesse sábado, 20 de janeiro. 

Yuto Totsuka, inclusive, conquistou o título logo em seu primeiro ano no circuito internacional. Ele venceu a prova de abertura da temporada na Nova Zelândia, em setembro, e subiu ao pódio em outras três oportunidades. A última foi justamente no enceramento da temporada. O jovem japonês ficou na segunda posição, atrás apenas do suíço Iouri Podladtchikov, vencedor com 90.50 pontos - Yiwei Zhang, da China, completou o pódio. 

Com o desempenho, Totsuka alcançou 3000 pontos e conseguiu ficar à frente de seu compatriota Ayumu Hirano, vice-campeão com 2800 pontos (ele disputou apenas três provas e venceu duas delas). Raibu Katayama, também do Japão, terminou na terceira colocação do ranking com 1940.

Entre as mulheres, Chloe Kim nem precisou competir na última etapa para conquistar o bicampeonato da Copa do Mundo de Snowboard Halfpipe. A jovem norte-americana conseguiu duas vitórias e um segundo lugar e terminou com 2800 pontos em apenas três provas disputadas. Jiayu Liu, da China, terminou na segunda posição com 2640 e Xuetong Cai, também chinesa, foi a terceira com 2040. 

Liu, inclusive, foi a campeã da prova realizada em Laax ao obter 96.25 pontos em sua apresentação - o suficiente para garantir a segunda vitória na temporada. Xuetong Cai foi a segunda colocada e a espanhola Queralt Castellet, que na semana passada conseguiu desbancar Chloe Kim, ficou na terceira posição. 

Essa foi a última competição da Copa do Mundo de Snowboard freestyle antes dos Jogos Olímpicos de PyeongChang, em fevereiro. Porém, a maioria dos atletas deve participar do Winter X-Games em Aspen, nos Estados Unidos, entre 26 e 28 de janeiro. Depois, em março, acontecem as últimas provas de Slopestyle e Big Air.

Prova de slopestyle é cancelada

A comuna de Laax, na Suíça, também iria sediar provas de Snowboard Slopestyle neste fim de semana, mas a disputa teve que ser cancelada por conta das condições climáticas. A insistente neve pesada que caía na montanha, os ventos fortes laterais e a baixa visibilidade impediram os atletas de realizarem suas apresentações. Dessa forma, a disputa da Copa do Mundo de Snowboard Slopestyle retorna apenas em março, com a última etapa da temporada em Seiseralm, na Itália. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.