Após quase morrer, Mark Morris retorna com vitória no Big Air

Anna Gasser e Mark McMorris, dois destaques do snowboard big air (Erin O'Hara)

Oito meses após sofrer um gravíssimo acidente de snowboard e fraturar costelas, a bacia, a mandíbula e o braço esquerdo, o canadense Mark McMorris surpreendeu a todos no último fim de semana de novembro. O atleta não só retornou às competições em tempo recorde como também venceu a etapa de Pequim da Copa do Mundo de Snowboard Big Air

McMorris, 24 anos, foi o grande nome da segunda etapa da competição nesta temporada. Muitos achavam inacreditável alguém quebrar tantos ossos e retornar em menos de um ano. Contudo, surpresa mesmo foi quando ele obteve 187 pontos na somatória de seus dois melhores saltos e garantiu a medalha de ouro. Tiarn Collins, da Nova Zelândia, foi prata e Torgeir Bergrem, da Noruega, foi bronze. 

"Após o meu grande acidente, o que notei é que eu amo o snowboard mais do que nunca. Estou tão feliz por fazer isso", comemorou o canadense, bronze no slopestyle nos Jogos Olímpicos de Sochi, em 2014. 


Uma semana depois, na etapa de Snowboard Big Air em Mönchengladbach, na Alemanha, Mark McMorris resolveu se poupar e não participou do evento. O jovem norueguês Marcus Kleveland, outro favorito aos Jogos Olímpicos de PyeongChang, foi o vencedor com 191.75 pontos - Yuri Okubo, do Japão, foi o segundo e Kalle Jarvilehto, da Finlândia, o terceiro. 

O fato é que, após três etapas, o ranking masculino da Copa do Mundo de Snowboard Big Air segue equilibrado. Mesmo sem vencer uma prova sequer, Okubo lidera com 1180 pontos, graças principalmente à prata na última etapa. Hiroaki Kunitake, também do Japão, é o segundo com 1040 pontos. 

Entre as mulheres, a austríaca Anna Gasser segue dominante e lidera o ranking com 2000 pontos, 40 de vantagem sobre a japonesa Miyabi Onitsuka. A atleta da Áustria foi a campeã na prova de Pequim, no dia 25 de novembro, ao obter 175.50 pontos em seus dois saltos. Onitsuka conquistou a prata e Enni Rukajarvi, da Finlândia, completou o pódio na China. 

Na terceira etapa, em Mönchengladbach, Gasser era a favorita a mais uma conquista, mas resolveu se poupar por conta de uma pequena lesão no pé. Dessa forma, a vitória ficou com a suíça Carla Somaini, que conseguiu 175 pontos no total. Miyabi Onitsuka novamente terminou na segunda posição e Christy Prior, da Nova Zelândia, foi bronze.

A quarta e penúltima etapa da Copa do Mundo de Snowboard Big Air acontece neste domingo, 10 de dezembro, em Cooper Mountain, nos Estados Unidos. Antes, no sábado, o resort norte-americano abriga a segunda etapa da competição de halfpipe nesta temporada. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.