Japonês Ayumu Hirano amplia vantagem no Snowboard Halfpipe

Ayumu Hirano "voa" para conquistar mais uma vitória na carreira (Local OC)

Quatro anos após ter surgido como um fenômeno no snowboard halfpipe e conquistado a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Sochi aos 15 anos, o japonês Ayumu Hirano finalmente se consolida como um dos principais nomes da modalidade. O atleta voltou a vencer uma etapa da Copa do Mundo nessa quinta-feira, dia 21, em Secret Garden, na China. 

Hirano conseguiu 97.75 pontos em sua segunda descida pelo pipe e liderou o pódio totalmente japonês na disputa. Raibu Katayama foi o segundo com 90.75 pontos e Yuto Totsuka o terceiro com 90.50. É o segundo triunfo do atleta do Japão em três provas da disciplina nesta temporada - ele também possui uma medalha de prata.

Apesar de já ter sido vice-campeão olímpico e ter conquistado uma vitória em uma etapa da Copa do Mundo de Snowboard Halfpipe, essa é a primeira temporada que Hirano, 19 anos, participa desde o início. Entre a medalha de prata em Sochi e o início da competição neste ano, ele esteve presente apenas na prova realizada em Sapporo, no Japão, em fevereiro de 2016. 

Não à toa que ele demonstra no ranking masculino todo o seu talento. Com a vitória na China, Ayumu Hirano lidera a Copa do Mundo de Snowboard Halfpipe com 2800 pontos, contra 1600 de Totsuka, vice-líder. Como restam apenas duas provas para o fim da temporada, ele tem tudo para conquistar o Globo de Cristal. 


Entre as mulheres, a chinesa Jiayu Liu aproveitou a ausência da equipe norte-americana para quebrar um tabu pessoal: foi sua primeira vitória em uma etapa da Copa do Mundo desde fevereiro de 2013. A atleta obteve 92.75 pontos em sua primeira descida e ficou à frente da japonesa Sena Tomita, medalhista de prata, e da também chinesa Xuetong Cai, bronze. 

Entretanto, a vitória não ameaçou a liderança da jovem Chloe Kim na Copa do Mundo de Snowboard Halfpipe. A atleta norte-americana possui 2000 pontos graças às duas vitórias nas etapas anteriores e tem 360 pontos de vantagem sobre Liu, a nova vice-líder. 

Agora, os atletas de snowboard halfpipe terão um pequeno descanso. A competição retorna apenas no dia 10 de janeiro com uma prova  em Snowmass, nos Estados Unidos. Uma semana depois acontece a última disputa da temporada em Laax, na Suíça. A partir daí, foco total nos Jogos Olímpicos de PyeongChang, em fevereiro de 2018. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.