Grand Prix de Patinação Artística define finalistas da temporada

Nathan Chen é um dos favoritos ao ouro no Grand Prix final (Divulgação/ISU)

Após seis etapas classificatórias, o Grand Prix de Patinação Artística determinou os 24 finalistas em suas quatro categorias na atual temporada. Com exceção do masculino, que contará com desfalques importantes, os principais atletas do esporte estarão na competição. A disputa acontecerá em Nagoya, no Japão, entre 7 e 10 de dezembro. 

No individual masculino, duas ausências sentidas. O japonês Yuzuru Hanyu, atual tetracampeão da etapa final do Grand Prix, campeão mundial e olímpico, sofreu uma contusão e está fora da disputa. O espanhol Javier Fernandez, bicampeão mundial em 2015 e 2016, até venceu a penúltima etapa na França, mas não conseguiu os pontos necessários para ir à decisão desta temporada - é um dos títulos que resta em sua carreira. 

Dessa forma, o favoritismo fica com o jovem Nathan Chen, dos Estados Unidos. O atleta competiu em casa e venceu a última etapa classificatória. O japonês Shoma Uno também é bem cotado para conquistar o título por contar com o apoio da torcida no final. Os russos Mikhail Kolyada e Sergei Voronov, o chinês Boyang Jin e o norte-americano Adam Rippon completam a lista de classificados à etapa final entre os homens. 

Na disputa feminina, Evgenia Medvedeva é a favorita ao tricampeonato, mas sua participação ainda não está confirmada por conta de uma lesão nas costas. Sua compatriota Alina Zagitova foi a campeã na penúltima etapa do Grand Prix e também se classificou com duas medalhas de ouro. Maria Sotskova, também da Rússia, Carolina Kostner, da Itália, Kaetlyn Osmond, do Canadá, e Wakaba Higuchi, do Japão, também são as finalistas. 

Nos pares a disputa será mais equilibrada. A dupla russa Evgenia Tarasova e Vladimir Morozov conquistou o ouro na penúltima etapa e é uma das favoritas, ao lado dos alemães Aliona Savchenko e Bruno Massot, vencedores da última prova de classificação, e dos chineses Wenjing Sui e Cong Han, donos de duas vitórias nesta temporada. Meagan Duhamel/Eric Radford, do Canadá, Ksenia Stolbova/Fedor Klimov, da Rússia, e Xiaoyu Yu/Hao Zhang, da China, também estão na final. 

Por fim, na Dança no Gelo, os franceses Gabriella Papadakis e Guillaume Cizeron venceram em casa a penúltima etapa, enquanto que os irmãos norte-americanos Maia e Alex Shibutani também ganharam o ouro diante de sua torcida na última disputa. As duas duplas, ao lado dos canadenses Tessa Virtue e Scott Moir são as favoritas ao título do Grand Prix Final. Os Estados Unidos ainda possuem duas duplas na decisão: Madison Chock/Evan Bates e Madison Hubell/Zachary Donohue. Os italianos Anna Capellini e Luca Lanotte completam os finalistas na categoria. 

Os resultados das últimas duas etapas do Grand Prix de Patinação Artística no Gelo podem ser vistos aqui e aqui. A final do Grand Prix é a última competição que reúne a elite do esporte neste ano. Contudo, em janeiro, os atletas retornam para a disputa do Campeonato Europeu e do Quatro Continentes. As duas competições acontecem antes dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2018. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.