Etapa francesa esquenta duelo entre Fourcade e Bø no Biatlo

Martin Fourcade e Johannes Bø travam duelo pela liderança na Copa do Mundo (Divulgação/IBU)

O francês Martin Fourcade e o norueguês Johannes Bø chegaram para a quarta etapa da Copa do Mundo de Biatlo com uma diferença mínima na liderança da competição. Após três provas individuais em Annecy-Le Grand Bornand, na França, a disputa entre os dois só aumentou. As corridas foram realizadas entre 15 e 17 de dezembro. 

Mesmo competindo em casa, Fourcade viu Bø vencer duas das três provas. O atleta da Noruega foi o mais rápido no sprint 10km com 22min16seg9 e nenhum tiro desperdiçado, à frente justamente do atleta da França, segundo, e do também francês Antonin Guigonnat, terceiro. Depois, na perseguição 12,5km, Bø conseguiu 32min52seg7 e desempenho perfeito no tiro - Fourcade mais uma vez ficou com a prata e Anton Shipulin, da Rússia, foi bronze. 

Contudo, na prova de largada coletiva 15km, Martin Fourcade deu o troco e conseguiu vencer 36min30seg3 e nenhum tiro errado. Ele contou com o tropeço de Johannes Bø nos tiros: o atleta errou dois disparos e terminou na segunda posição, apenas três segundos atrás. Erik Lesser, da Alemanha, foi o terceiro. 

Com as duas vitórias em Annecy-Le Grand Bornand, Johannes Bø chegou a cinco triunfos em oito provas nesta temporada. Contudo, a regularidade de Martin Fourcade impressiona e o mantém na liderança da Copa do Mundo de Biatlo com 432 pontos, apenas 20 a mais do que o rival da Noruega. Jakov Fak, da Eslovênia, é o terceiro com 306. 

Entre as mulheres a disputa está mais equilibrada e três atletas diferentes venceram a etapa francesa. No sprint 7,5km, a eslovaca Anastasiya Kuzmina foi a campeã com 20min59seg6 e desempenho perfeito nos tiros. Laura Dahlmeier, da Alemanha, terminou na segunda posição e Vita Semerenko, da Ucrânia, foi a terceira. 

Já na corrida de perseguição 10km as posições se inverteram. Dahlmeier foi a campeã com 30min09seg9 e um tiro errado, enquanto que Kuzmina ficou com a prata - Lisa Vittozi, da Itália, completou o pódio. Por fim, na largada coletiva 12,5km, a francesa Justine Braisaz venceu com 37min19seg4 e um tiro errado. Iryna Kryuko, de Belarus, terminou na segunda posição e Dahlmeier foi bronze. 

Com tanto equilíbrio, a diferença entre a primeira e a quarta colocada na Copa do Mundo de Biatlo é de apenas 26 pontos. Anastasiya Kuzmina ocupa a liderança com 302 pontos, apenas seis à frente de Justine Braisaz. Kaisa Makarainen, da Finlândia, é a terceira. 

A Copa do Mundo de Biatlo retorna na primeira semana de 2018. A quinta etapa da competição acontecerá entre 2 e 7 de janeiro em Oberhof, na Alemanha. É o antepenúltimo evento antes dos Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang, na Coreia do Sul. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.