Em "casa", Laurien Van der Graaf vence abertura do Tour de Ski

Laurien Van der Graaf comemora a inesperada primeira vitória da carreira em casa (Nordic Focus)

Com 30 anos de idade e apenas três pódios em Copas do Mundo de Esqui Cross-Country em toda sua carreira, a suíça Laurien Van der Graaf era uma das atletas menos cotadas para o Tour de Ski nesta temporada. Contudo, competindo em casa e com o apoio da torcida, ela conseguiu uma inesperada vitória na abertura da competição neste sábado, 30 de dezembro, em Lenzerheide. 

Com 3min25seg80, a atleta da Suíça venceu a bateria decisiva da prova de Sprint em técnica livre, à frente da norte-americana Sophie Caldwell, prata, e da norueguesa Maiken Falla, bronze. Essa foi a primeira vitória de Van der Graaf em uma etapa da Copa do Mundo de Esqui Cross-Country - anteriormente, ela tinha dois bronzes e uma prata em provas de Sprint, a sua especialidade. 

"Eu sabia na classificatória que estaria forte hoje. É tão emocionante vencer minha primeira etapa de Copa do Mundo. É inacreditável. Quer dizer, vencer esse percurso, em casa, é incrível. Eu só posso agradecer à equipe e a todos que me ajudaram", comentou a atleta campeã. 

Entre os homens, o russo Sergey Ustiugov, atual campeão do Tour de Ski, começou com o pé direito a sua caminhada rumo ao bicampeonato. Ele venceu o Sprint em técnica livre com 2min57seg28 na última bateria, deixando o italiano Federico Pellegrino em segundo e o francês Lucas Chanavat em terceiro. 

O Tour de Ski de 2018 prossegue em Lenzerheide, na Suíça. A segunda etapa da competição acontecerá neste domingo, 31 de dezembro, com provas de 10km para as mulheres e 15km para os homens em técnica clássica. O resort suíço ainda vai abrigar a terceira, no dia 1º de janeiro, com corridas de perseguição em técnica livre. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.