Boletim Hóquei no Gelo #15 - Cazaquistão sobe no Mundial Júnior

Jovens do Cazaquistão conquistam acesso no Mundial Sub-20 de Hóquei no Gelo (Olivier Brajon/IIHF)

A última semana marcou o início da temporada de competições internacionais da IIHF (Federação Internacional de Hóquei no Gelo). No total, a entidade organizou quatro torneios em divisões inferiores do Mundial Sub-20 masculino e do Mundial feminino adulto. As partidas foram realizadas entre 10 e 16 de dezembro. 

No principal deles, a equipe júnior do Cazaquistão conquistou o título do Grupo A da Divisão 1 do Mundial Sub-20 em Courchevel, na França, e garantiu acesso à elite da competição na próxima temporada. A campanha foi incontestável, com cinco vitórias (duas delas no overtime) em cinco jogos, totalizando 13 pontos em 15 possíveis. A Hungria, que obteve apenas um ponto, foi rebaixada para o Grupo B da Divisão 1. 

Já no Grupo B da Divisão 1, realizado em Bled, na Eslovênia, os jovens da Noruega também conseguiram três vitórias no tempo normal e outras duas no shootout para conquistar o título com 13 pontos em 15 possíveis. Dessa forma, os noruegueses ocupam o lugar da Hungria no Grupo A da Divisão 1 em 2019. Já a Lituânia conquistou apenas dois pontos e foi rebaixada para o Grupo A da Divisão 2. 

Em seu lugar vai entrar a seleção japonesa. O país asiático conquistou o título do Grupo A da Divisão 2, realizado em Dumfries, na Escócia. O Japão teve uma campanha quase perfeita, com quatro vitórias no tempo normal e mais um triunfo no overtime para chegar aos 14 pontos em cinco jogos. Já a Holanda se despediu da competição com apenas três pontos e foi rebaixada para o Grupo B da Divisão 2 em 2019. 

Por fim, na classificatória do Mundial Feminino adulto (que equivale à última divisão) realizada em Sofia, na Bulgária, as croatas venceram os quatro jogos que disputaram e conquistaram o acesso ao Grupo B da Divisão 2 (correspondente à quinta divisão) em 2019. Lembrando que nesta temporada, por conta da edição dos Jogos Olímpicos de Inverno, não terá a disputa da elite do Mundial feminino. 

Ainda neste ano acontecerá a categoria principal do Mundial Sub-20 masculino em Buffalo, nos Estados Unidos, entre 26 de dezembro e 5 de janeiro de 2018. Já no início de janeiro tem a disputa das principais divisões do Mundial Sub-18 feminino. 

Últimos testes antes de PyeongChang-2018

Já na categoria adulta, as principais seleções de hóquei no gelo fazem os últimos ajustes antes dos Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang, em fevereiro de 2018. A última grande competição masculina aconteceu nesse fim de semana, entre 13 e 17 de dezembro, em Moscou. A Channel One Cup contou com as presenças da Rússia, Finlândia, Suécia, Finlândia, Canadá e Coreia do Sul. 

A equipe russa confirmou o favoritismo e conquistou o título com três vitórias incontestáveis: 3 x 1 na Suécia (atual campeã mundial), 2 x 0 no Canadá e 3 x 0 na Finlândia na decisão. Já a seleção canadense, que testou os jogadores que atuam na Europa, conseguiu apenas uma vitória em três jogos e terminou à frente apenas dos sul-coreanos. 

Já cinco equipes femininas da Europa participaram da Pre Olympic Cup na Finlândia. Além dos donos da casa, as russas, suecas, alemãs e japonesas também estiveram presentes - e apenas a Alemanha não está nos Jogos Olímpicos de 2018. A Rússia teve três vitórias e uma derrota e foi a campeã com nove pontos. As finlandesas terminaram na segunda posição com oito pontos e a Suécia foi a terceira com sete. 

Tampa Bay Lightining se consolida na liderança da NHL

Se a KHL (liga continental de hóquei) interrompeu seu calendário de jogos por conta dos jogos das seleções na última semana, a NHL (liga norte-americana de hóquei) prosseguiu a todo vapor na última semana e consagrou o Tampa Bay Lightning como a melhor franquia da temporada regular. 

A equipe possui sete vitórias consecutivas e venceu oito dos últimos dez jogos realizados. Dessa forma, é a primeira franquia a chegar aos 50 pontos na temporada em 32 jogos, liderando com folga a Divisão Atlântico. O Toronto Maple Leafs é o segundo colocado no grupo com 41 pontos em 34 jogos. Já o Boston Bruins é o terceiro e detém a última vaga direta aos playoffs com 35 pontos em 30 partidas. 

Ainda na Conferência Leste, mas na Divisão Metropolitana, o Washington Capitals também conta com uma arrancada de oito vitórias nos últimos dez jogos para atingir a liderança no grupo com 43 pontos em 34 partidas. O New Jersey Devils é o segundo com 41 em 32 jogos, mesma pontuação do Columbus Blue Jackets, terceiro após 33 partidas - New York Rangers e New York Islanders estão com as duas vagas no wild card neste momento. 

No Oeste, o Nashville Predators tem sete vitórias e duas derrotas no overtime nas últimas dez partidas, consolidando-se na liderança da liderança da Conferência e da Divisão Central com 46 pontos em 32 jogos. Antigo líder, o St. Louis Blues possui os mesmos 46 pontos, mas em 34 rodadas, e caiu para a segunda posição - o Winnipeg Jets é o terceiro com 43. 

Por fim, na Divisão Pacífico, o novato Vegas Golden Knights assumiu a liderança do grupo pela primeira vez na história da franquia ao atingir 44 pontos em 32 jogos (campanha de seis vitórias e uma derrota no overtime nas últimas dez rodadas). O Los Angeles Kings caiu para a segunda posição, mas também tem 44 pontos em 34 partidas. O San Jose Sharks é o terceiro com 38 - Chicago Blackhawks e Dallas Stars estão com as duas vagas do playoff no wild card

Champions League conhece semifinalistas 

Duas equipes da República Tcheca, uma da Suécia e outra da Finlândia são os semifinalistas da Champions Hockey League desta temporada. O segundo jogo das quartas de final aconteceu em 12 de dezembro. A equipe tcheca do Bílí Tygři Liberec venceu o Lions, da Suíça, por 2 a 0 na segunda partida, conseguiu 2 a 1 no agregado e vai enfrentar o Växjö Lakers, da Suécia, na semifinal - a equipe derrotou o SC Bern, também suíço, por 4 a 2 no segundo jogo e garantiu 6 a 5 nos dois jogos. 

Na outra semifinal, o Oceláři Třinec, também da República Tcheca, voltou a derrotar o Brynäs, da Suécia, por 5 a 3 nas quartas e avançou com 8 a 4 no placar agregado. Seu rival será o JYP, da Finlândia, que derrotou o também tcheco Kometa Brno por 5 a 3 após empatar a primeira partida em 3 a 3. O primeiro jogo das semifinais da Champions Hockey League acontecerá entre 9 e 10 de janeiro de 2018. 

Calgary Inferno mantém liderança no Hóquei feminino

No último fim de semana, entre 16 e 17 de dezembro, a CWHL (liga canadense de hóquei no gelo feminino) organizou mais seis jogos e o Calgary Inferno manteve a liderança da temporada regular. A equipe venceu os dois jogos contra o Toronto Furies (4 x 3 e 6 x 3) e chegou a dez vitórias em 12 jogos, com 22 pontos. 

Quem também atingiu essa pontuação, mas em 13 jogos, foi o Montreal Canadiennes. A equipe derrotou o Markham Thunder por 5 x 4 e 2 x 1 e é a vice-líder. Já o Kunlun Red Star, da China, derrotou o Boston Blades por 5 x 2 e 4 x 2 e também chegou aos 22 pontos, mas em 15 jogos realizados. A competição ainda terá mais uma rodada em 2017: Vanke Rays, da China, e Boston Blades fazem dois jogos entre 19 e 20 de dezembro. 

Já na NWHL (liga norte-americana de hóquei no gelo feminino), a última rodada de 2017 aconteceu no sábado, 16 de dezembro. O Metropolitan Riveters manteve a invencibilidade ao derrotar o Boston Pride por 4 a 2 e é líder com sete vitórias em sete jogos. A segunda posição é do Buffalo Beauts, que derrotou o Connecticut Whale por 3 a 1. O torneio retorna no primeiro fim de semana de 2018, entre 6 e 7 de janeiro. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.