Boletim Hóquei no Gelo #13 - Canadiens finalmente cresce na NHL

Montreal Canadiens tem cinco vitórias consecutivas e entraram na zona de playoffs (Divulgação)

Maior vencedor da NHL, última equipe canadense a conquistar o título da competição e uma das franquias mais tradicionais, o Montreal Canadiens começou a atual temporada da liga de hóquei no gelo desacreditado. Apesar da pressão por bons resultados, o time derrapava e não conseguia atingir a zona de classificação aos playoffs da Stanley Cup. Até agora. 

Com cinco vitórias consecutivas nesta temporada, e contando com tropeços dos rivais da Divisão Atlântico, o Montreal Canadiens assumiu a terceira posição de seu grupo e entrou na zona de classificação aos playoffs pela primeira vez na temporada. A boa fase da franquia inclui as vitórias sobre o Buffalo Sabres (3 x 0), Columbus Blue Jackets (3 x 1), Ottawa Senators (2 x 1) e duas vitórias contundentes sobre o Detroit Red Wings, rival de divisão (6 x 3 e 10 x 1). 

Dessa forma, o Montreal chega à campanha de 13 vitórias, 12 derrotas e três tropeços no overtime. A liderança da Divisão Atlântico é do Tampa Bay Lightning com 38 pontos em 26 jogos (18-6-2) - a equipe também possui a melhor campanha da temporada regular da NHL. A segunda posição é do Toronto Maple Leafs, com 35 pontos e 28 rodadas. 

Ainda na Conferência Leste, mas na Divisão Metropolitana, o Columbus Blue Jackets conseguiu oito vitórias nos últimos dez jogos e assumiu a liderança do grupo com 35 pontos em 27 jogos (17-9-1). O New Jersey Devils caiu para a segunda posição com 34 pontos, mas uma rodada a menos. Atual bicampeão da Stanley Cup, o Pittsburgh Penguins é o terceiro com 33 pontos em 28 partidas. New York Islanders e Washington Capitals ocupam as duas vagas restantes dos playoffs no wild card

Na Conferência Oeste, o Winnipeg Jets conseguiu sete vitórias nos últimos dez jogos e assumiu a liderança da Divisão Central com 38 pontos em 27 partidas (17-6-4). Antigo líder, o St. Louis Blues caiu para a segunda posição do grupo com 36 pontos e é ameaçado pelo Nashville Predators, terceiro colocado com 35 pontos e um jogo a menos do que seus rivais. 

Por fim, na Divisão Pacífico, o Los Angeles Kings segue surpreendendo a todos. Com cinco vitórias consecutivas, se mantém na liderança do grupo com 37 pontos em 28 rodadas (17-8-3). Vegas Golden Knight, franquia estreante nesta temporada, continua na segunda posição com 33 pontos em 26 jogos. Já o San Jose Sharks, mesmo com 25 partidas, é o terceiro com 30 pontos. Dallas Star e Vancouver Canucks estão com as duas vagas do wild card para a pós-temporada. 

Nikita Kucherov, do Tampa Bay Lightning, e Alex Ovechkin, do Washington Capitals, são os artilheiros desta temporada da  NHL cm 19 gols marcados. Blake Wheeler, do Winnipeg Jets, lidera o ranking de assistências com 28 passes para gol. Darcy Kuemper, do Kings, é o melhor goleiro até o momento. A classificação está aqui e o calendário de jogos aqui. A liga prossegue nesta segunda-feira com quatro partidas. Destaque para o confronto entre San Jose Sharks e Washington Capitals, duas equipes que brigam para avançar aos playoffs

SKA segue dominando a KHL

A temporada regular da KHL está chegando em sua reta final e o SKA de São Petersburgo segue absoluto na liderança da competição. A equipe da Conferência Oeste perdeu apenas três (dois deles no overtime) das 38 partidas realizadas até agora. Já se passaram 15 semanas e, agora, restam mais nove até o fim da primeira fase, em 1º de março de 2018. 

Atual campeão da Copa Gagarin, o SKA (foto) é o franco favorito ao título desta temporada. O desempenho fez a equipe chegar aos 102 pontos, quase 20 de vantagem sobre o segundo e terceiro colocados de sua própria conferência - e mais de trinta sobre o líder da Conferência Leste. De quebra, ainda possui o melhor ataque, com 165 gols marcados, e tem a terceira melhor defesa, com 63 gols sofridos. 

Ainda no Oeste, o CSKA se consolida na segunda posição com 84 pontos em 39 jogos, sete de vantagem sobre o Jokerit. Com 70 pontos, o Lokomotiv segue tranquilamente na quarta posição da conferência. Torpedo (5º), Spartak (6º), Dynamo Moscou (7º) e Sochi (8º) completam a lista de classificados aos playoffs

No Leste, o AK Bars, de Kazan, possui 69 pontos em 37 jogos e lidera a conferência. Contudo, seus rivais da Divisão Kharmalov seguem na cola: o Neftekhimik possui 67 pontos e o Avtomobilist tem 65 com o mesmo número de jogos - o Metallurg chegou aos 62 pontos com duas partidas a mais.

Mas, no momento, a segunda posição da Conferência Leste está com o Avangard. Mesmo com 61 pontos, a equipe garante a segunda posição por liderar a Divisão Chernyshev (o regulamento prevê que as duas primeiras posições da conferência sejam destinadas para os líderes das divisões). Barys (6º), Traktor (7º) e Salavat Yulaev (8º) fecham os classificados à Copa Gagarin

Os resultados completos podem ser vistos aqui e a classificação está disponível aqui. Com 30 gols marcados, Nigel Dawes, do Barys, é o artilheiro isolado da KHL até o momento. Linden Vey, seu companheiro de equipe, é o líder em assistências com 33 passes para gol. O sueco Lars Johansson, do CSKA, tem o melhor desempenho entre os goleiros. A semana 16 da temporada regular começa nesta segunda-feira, dia 4, com três partidas: Salavat Yulaev x Dynamo Moscou, AK Bars x Dinamo Minsk e Neftekhimik x SKA. 

Quartas da Champions Hockey League acontecem nesta semana

Após um mês, a Champions Hockey League, principal competição de hóquei no gelo na Europa Central, retorna com a disputa das quartas de final desta temporada. Os oito times sobreviventes fazem o primeiro jogo nesta semana, entre 5 e 6 de dezembro. O jogo de volta, que definirá os semifinalistas, será na terça-feira, dia 12. 

Principal surpresa das oitavas, quando eliminou o bicampeão Frölunda, o Bílí Tygři Liberec, da República Tcheca, recebe em casa o o Lions de Zurique, da Suíça. Outro jogo que acontece em solo tcheco será o confronto entre Oceláři Třinec, time da casa, e o Brynas, da Suécia. Na Finlândia, o JYP, equipe local, enfrenta Kometa Brno, também da República Tcheca. Por fim, o Berna, da Suíça, recebe o o Växjö Lakers, da Suécia. 

Metropolitan Riveters segue imbatível no hóquei feminino

Na liga feminina de hóquei no gelo dos Estados Unidos (NWHL), o Metropolitan Riveters segue como time a ser batido. A equipe derrotou novamente o Connecticut Whale por 4 a 0 e lidera a competição com cinco vitórias em cinco partidas, 25 gols marcados e apenas sete sofridos (melhor ataque e melhor defesa da competição). Já o Boston Pride derrotou o Buffalo Beauts por 3 a 2 e conseguiu a primeira vitória da temporada. Agora, a franquia tem três pontos, um a menos do que Connecticut e Buffalo, empatados na vice-liderança com quatro pontos. 

Já na liga feminina de hóquei no gelo do Canadá (CWHL), o Calgary Inferno venceu seus dois jogos sobre o Boston Blades (5x2 e 4x1) e manteve a primeira posição da temporada com 18 pontos (oito vitórias e duas derrotas no overtime em 10 jogos). A segunda posição é do chinês Vanke Rays, com 16 pontos (oito triunfos e um tropeço em nove partidas). Montreal Canadiennes e Kunlun Red Star, também da China, completam a lista de classificados aos playoffs

Metropolitan Riveters (vermelho) segue imbatível no hóquei feminino (Divulgação)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.