Inzell realiza Campeonato Brasileiro de Patinação de Velocidade

Gabriel Ohnmacht é um dos representantes do Brasil (divulgação)

A manhã deste sábado, 4 de novembro, reservará um fato histórico para os esportes de inverno do Brasil. Três atletas do país participam da primeira edição do Campeonato Brasileiro de Patinação de Velocidade. A competição acontece na Max Aicher Arena, em Inzell, na Alemanha, a partir das 13h no horário local (9h no horário de Brasília).

Gabriel Ohnmacht, 16 anos, Marcelo Donadio, 23, e Edson Almeida, 35, são os representantes brasileiros nesta primeira edição. Eles participarão da competição ao lado de outros competidores presentes em Inzell - o Campeonato Brasileiro de Patinação de Velocidade integra a disputa da Copa Frillense, que acontece nesse fim de semana no mesmo local.

O programa deste primeiro ano engloba apenas as provas de sprint, ou seja, eles participarão de provas de 500 e 1000 metros neste sábado. O regulamento é simples e segue as regras das principais competições internacionais: cada um dos competidores faz sua tomada de tempo e, no fim, vence aquele que tiver a menor marca no percurso. 

O Campeonato Brasileiro de Patinação de Velocidade é uma das iniciativas do país para se desenvolver na modalidade. Mesmo sendo um dos esportes mais antigos dos Jogos Olímpicos, o Brasil ainda tem pouca representatividade no cenário internacional e depende, exclusivamente, dos esforços de seus atletas em corridas internacionais. 

Conheça cada um dos atletas

Gabriel Ohnmacht: filho de brasileira, Gabriel nasceu em 29 de dezembro de 2000, na Alemanha, onde vive com a família. Ele começou na patinação de velocidade ainda na infância, após experimentar diversas modalidades diferentes. Estreou na temporada passada na equipe brasileira de patinação de velocidade. 

Edson Almeida: nascido no Brasil em 16 de maio de 1982, Edson é reconhecido como um dos principais representantes do país na patinação de velocidade inline. Conhecido como "Trakinas", conquistou nada menos do que nove títulos nacionais na carreira e representou o país em três edições do Mundial. O Brasileiro de Patinação de Velocidade representa sua estreia no gelo. 

Marcelo Donadio: nasceu no Brasil em 14 de setembro de 1994, mas logo foi adotado por uma família italiana e passou a morar no país europeu. Ele começou na patinação inline aos sete anos e só em 2015 resolveu migrar de vez para a patinação de velocidade no gelo. Especialista em provas de sprint, Marcelo faz sua estreia nesta temporada. 

Conheça o local de disputa

A cidade de Inzell, na Alemanha, tem pouco mais de quatro mil habitantes, mas é lar de um dos principais centros de patinação de velocidade na Europa. Reinaugurada em 2011 para receber o Mundial de Distâncias Simples (na ocasião incluíram um teto sobre a pista de gelo), a Max Aicher Arena tem capacidade para 7 mil espectadores e recebe, a cada temporada, mais de 3500 atletas de 20 países para treinarem em sua pista. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.