No hóquei no gelo, seleções testam os elencos antes dos Jogos

Equipe norte-americana conquista o ouro no Four Nations (Reprodução)

Da mesma forma que no futebol, os principais torneios de hóquei no gelo na Europa tiveram uma pausa em seus calendários na última semana para que as seleções pudessem jogar e participar de competições amistosas. Os principais países da modalidade estiveram presentes em torneios masculinos e femininos entre 8 e 12 de novembro. 

No que deve ser uma prévia da competição de hóquei no gelo feminino nos Jogos Olímpicos de 2018, Estados Unidos, Canadá, Suécia e Finlândia participaram do Four Nations Cup em Wesley Chapel, na Flórida. Contudo, foram os dois países norte-americanos que dominaram as ações ao longo das partidas. 

Canadenses e norte-americanas, mais uma vez, não tiveram dificuldades para vencerem os confrontos contra as equipes europeias. O Canadá, por exemplo, derrotou a Suécia por 9 a 0 e a Finlândia por 4 a 0. Já os Estados Unidos venceram a Finlândia por 8 a 2 e a Suécia por 5 a 0. Nos dois confrontos entre os rivais da América do Norte, melhor para as norte-americanas. Elas venceram na primeira fase por 4 a 2 e terminaram na liderança. Depois, na decisão, nova vitória de 5 a 1 para conquistar o título. A Finlândia derrotou a Suécia no overtime e ficou com o bronze. 

"Cada vitória é um passo na direção certa e nos dá impulso, confiança e energia. Nós levamos cada jogo muito a sério, independente do oponente. Nós queremos melhorar em todos os jogos. Sair desse torneio com quatro vitórias e nenhuma derrota e conquistar o título realmente é muito bom", confidenciou a capitã Meghan Duggan, dos Estados Unidos. 

Já no Women Four Nations Tournament, realizado em Miskolc, na Hungria, a Dinamarca teve três vitórias e foi a campeã, à frente dos donos da casa, da Coreia do Sul e da França. Já no Halloween Cup, na Rússia, a equipe da casa confirmou o favoritismo e conquistou o título ao derrotar a Suíça, a Alemanha e a República Tcheca. 

Homens jogam sem os astros da NHL e buscam alternativas

Finlândia vence em casa no hóquei no gelo (Reprodução)

Não foram apenas as mulheres que jogaram nesse fim de semana. As seleções masculinas também participaram de torneios amistosos durante a pausa do calendário europeu de hóquei no gelo. Os países aproveitaram as competições para convocarem novos jogadores e testarem seus elencos sem as estrelas da NHL antes dos Jogos Olímpicos de PyeongChang, em fevereiro de 2018. 

O principal evento foi o Karjala Tournament em Helsinque, na Finlândia, e contou com a presença da Rússia, Suécia, República Tcheca, Canadá, Suíça e dos donos da casa. A seleção finlandesa não decepcionou a torcida local e foi a campeã com três vitórias em três partidas. Russos e suecos tiveram dois triunfos e uma derrota, enquanto que canadenses e tchecos ganharam um, mas perderam dois jogos - os suíços, por sua vez, perderam as três partidas realizadas. 

Normalmente um torneio sem importância, o Karjala cresceu nesta temporada por conta dos Jogos Olímpicos e, principalmente, pela ausência dos astros da NHL na competição. Isso permitiu que as seleções pudessem montar e testar elencos que deverão ser utilizados em PyeongChang. O Canadá, por exemplo, formou uma equipe composta por jogadores presentes em times da KHL, Suíça, Suécia, AHL e hóquei universitário. 

O fim de semana teve outros quatro torneios no hóquei no gelo masculino. Na Deustchland Cup, realizado em Augsburg, na Alemanha, a equipe B da Rússia foi a campeã com três vitórias em três jogos. Na Austria Cup em Innsbruck, a Dinamarca, que nem está presente nos Jogos Olímpicos,  venceu os três jogos e ficou à frente da Noruega, Áustria e Coreia do Sul. No Four Nations de Cergy-Pontoise, na França, a Letônia conquistou o título, enquanto que a Polônia venceu o Roland Divathaz, na Hungria. 

As doze seleções masculinas classificadas aos Jogos Olímpicos de PyeongChang terão poucas oportunidades para entrosarem e testarem seus jogadores. Até a disputa olímpica, em fevereiro de 2018, apenas dois torneios estão programados no calendário oficial: a Chanel One Cup entre 13 e 17 de dezembro em Moscou, na Rússia, e a Spengler Cup entre 26 e 31 de dezembro em Davos, na Suíça. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.