Coreia do Sul consegue dobradinha no Ásia-Pacífico de Curling

Equipe sul-coreana conquistou o bicampeonato entre as mulheres (Céline Stucki/WCF)

Prestes a competir em casa nos Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang, em fevereiro de 2018, a seleção sul-coreana de curling mostrou que está em forma para fazer bonito na competição. O país conquistou o título tanto na disputa masculina quanto na feminina do Campeonato Ásia-Pacífico. A competição aconteceu em Erina, na Austrália, entre 2 e 9 de novembro. 

Na competição feminina, a Coreia do Sul, liderada pela skip Eunjung Kim, dominou do início ao fim. Foram 10 vitórias e nenhuma derrota na primeira fase, garantindo a primeira colocação com sobras. Depois, na semifinal, uma goleada de 14 a 2 sobre Hong Kong (que pela primeira vez avançava à segunda fase da competição). Depois, na decisão, uma vitória tranquila de 11 a 6 sobre as japonesas - a China garantiu a medalha de bronze. 

Esse é o quinto título da seleção feminina sul-coreana no Ásia-Pacífico de Curling, o segundo consecutivo. Além do atual bicampeonato, o país foi o campeão entre as mulheres em 2001, 2010 e 2013. O Japão, com 14 conquistas, é o maior vencedor feminino da competição. 

Equipe masculina da Coreia do Sul voltou a vencer o Ásia-Pacífico (Céline Stucki/WCF)

Já no masculino, a Coreia do Sul, com o skip Chan-Min Kim, precisou fazer uma campanha de recuperação. O país garantiu vaga à semifinal apenas na última rodada ao terminar na quarta posição da primeira fase, com cinco vitórias e três derrotas. Na semi, os sul-coreanos conseguiram derrotar o Japão, até então invicto, por 8 a 7 no último end

Na decisão, um novo sofrimento, com direito à virada histórica sobre os chineses. Após cinco ends, a China vencia a Coreia do Sul por 5 a 0 e parecia ter liquidado o jogo. Contudo, quatro pontos no sexto período recolocaram os sul-coreanos na partida e, com dois pontos no último end, eles conseguiram a vitória de 9 a 8. O Japão, principal favorito ao título, ficou com a medalha de bronze ao derrotar a Austrália. 

Esse foi apenas o terceiro título da Coreia do Sul no Ásia-Pacífico de Curling. O país também foi o campeão na edição de 2015 e de 2002. Com nove títulos entre 1991 e 2005, a Austrália é a nação com mais conquistas entre os homens, seguido pela China com oito troféus entre 2006 e 2014. 

Esse foi o primeiro torneio continental de curling na temporada olímpica. A próxima disputa será o Campeonato Europeu, ainda neste mês, entre os dias 17 e 25, em St. Gallen, na Suíça. Depois, em dezembro, acontece a Repescagem Olímpica em Pilsen, na República Tcheca e, em janeiro, tem o America's Challenge de Curling entre Brasil e Canadá. 

Confira os melhores momentos das finais do Ásia-Pacífico de Curling:


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.