Boletim Hóquei no Gelo #10 - Surpresa agita Champions League

Michal Bulir (88) comemora gol que eliminou o bicampeão da Champions Hockey League (Tommy Holl)

Atual bicampeão da Champions Hockey League, dono da melhor campanha da primeira fase nesta temporada e favorito ao título mais uma vez, o Frölunda Indians, da Suécia, foi surpreendido no jogo de volta das oitavas de final e foi eliminado da competição. A segunda rodada da fase eliminatória aconteceu nesta terça-feira, 7 de novembro. 

(Excepcionalmente o boletim de hóquei no gelo do Brasil Zero Grau será publicado nesta terça-feira. Motivos pessoais impediram a divulgação na segunda-feira de manhã, o horário habitual deste material)

A equipe sueca venceu a primeira partida das oitavas de final sobre o Bílí Tygři Liberec, da República Tcheca, por 3 a 2 fora de casa e parecia ter encaminhado a vaga às quartas. Contudo, os tchecos surpreenderam os atuais bicampeões da Champions League e venceram por 5 a 4 no tempo normal. Na prorrogação, Michal Bulír fez o gol que garantiu a classificação aos visitantes.

A eliminatória, aliás, foi muito boa para as outras duas equipes da República Tcheca. O Oceláři Třinec venceu os dois jogos sobre o Malmö Redhawks, também da Suécia, por 2 a 1 e avançou às quartas. Já o Kometa Brno eliminou o EV Zug com vitórias de 4 a 3 no primeiro jogo e 5 a 2 na partida de volta. No confronto finlandês, o JYP derrotou o Tappara no saldo de gols após vencer a ida por 3 a 1 e perder o segundo por jogo por 3 a 2. 

A Suécia classificou duas equipes: o Brynas IF derrotou o Adler Mannheim, da Alemanha, por 5 a 3 no placar agregado e o Växjö Lakers conseguiu uma virada na segunda partida para eliminar o Red Bull Salzburgo, da Áustria, por 6 a 5 na somatória dos dois jogos. A Suíça também tem duas equipes nas quartas de final: o SC Berna passou pelo alemão Red Bull Munique e ZSC Lions derrotou o britânico Nottingham Panthers.

As quartas de final da Champions League Hockey acontecem no próximo mês. O jogo de ida está programado para os dias 5 e 6 de dezembro, enquanto que a volta será no dia 12. Os confrontos das quartas de final ficaram assim: JYP (Finlândia) x Kometa Brno (Rep. Tcheca), Brynas IF (Suécia) x Oceláři Třinec (Rep. Tcheca), Växjö Lakers (Suécia) x SC Berna (Suíça) e ZSC Lions (Suíça) x Bílí Tygři Liberec (Rep. Tcheca). 

Tampa Bay Lightining se mantém no topo da NHL

Tampa Bay Lightining segue entre os melhores times da NHL (Divulgação)

Se no lado Oeste o Los Angeles Kings segue surpreendendo na NHL, no Leste é o Tampa Bay Lightining que dá as cartas neste início da temporada regular. Com 11 vitórias em 15 jogos e um equilíbrio registrado entre ataque e defesa, a franquia tem 24 pontos e assumiu a liderança geral da competição na última semana.

Apesar da derrota de 2 a 1 no overtime para o New York Rangers no penúltimo jogo, dia 2 de novembro, o Tampa Bay possui uma sequência de 7-2-1 nos últimos dez jogos, o suficiente para manter a primeira posição da Divisão Atlântico. A equipe tem o melhor saldo de gols da liga norte-americana (17) graças, sobretudo, ao ataque poderoso (são 59 em 15 jogos, apenas dois gols a menos do que o Toronto Maple Leafs, que tem uma partida a mais). 

O Toronto, aliás, ocupa a segunda posição do grupo, com 18 pontos. O Ottawa Senators é o terceiro com 17. Ainda na Conferência Leste, o New Jersey Devils lidera a Divisão Metropolitana com 19 pontos em 13 jogos. O Columbus Blue Jackets é o segundo também com 19 pontos, mas em 15 jogos. Já o Pittsburgh Penguins é o terceiro com 18. As duas vagas do wild card estão, neste momento, com New York Islanders e Washington Capitals. 

Na Conferência Oeste, o St. Louis Blues é o primeiro colocado da Divisão Central com 23 pontos em 15 jogos. Com uma rodada a menos, o Winnipeg Jets e o Colorado Avalanche ocupam a segunda e terceira posições, respectivamente. Por fim, na Divisão Pacífico, o Los Angeles Kings lideram o grupo com 22 pontos em 14 jogos. O novato Vegas Golden Knight se mantém em segundo com 19 e o San Jose Sharks é o terceiro com 16. As duas vagas no wild card estão com Vancouver Canucks e Nashville Predators. 

Briga por playoffs esquenta KHL 

Com mais da metade da temporada regular já concluída, a KHL aprofunda a disputa por uma vaga aos playoffs da Copa Gagarin nesta temporada. As oito melhores equipes das conferências Leste e Oeste avançam à etapa eliminatória. 

Na Conferência Oeste, o SKA de São Petersburgo segue soberano na liderança do grupo com 81 pontos e apenas três derrotas em 31 jogos realizados. CSKA, segundo, e Jokerit, terceiro, estão empatados com 61 pontos e também já encaminharam a classificação aos playoffs. Em quarto, o Lokomotiv Yaroslavl se distanciou um pouco ao conquistar 51 pontos em 30 jogos. Contudo, apenas 12 pontos separam o quinto (Torpedo) do décimo colocado (Dinamo Minsk, que possui dois jogos a menos do que seus rivais). 

Já na Conferência Leste, o Barys tem três jogos a mais do que seus principais concorrentes e assumiu a liderança com 57 pontos, apenas um à frente do AK Bars, vice-líder. O Avangard, terceiro com 53 pontos em 30 jogos, e o Neftekhimik, quarto com 52 pontos em 29 partidas, também estão um pouco mais confortáveis. A partir daí, a vantagem do quinto (Avtomobilist) para o 11º colocado (Amur) é de oito pontos e uma rodada a mais. 

Hóquei feminino

A CWHL (liga canadense feminina de hóquei no gelo) tem um novo líder após a rodada desse fim de semana. O Calgary Inferno derrotou o Markham Thunder nos dois jogos entre as equipes e passou a ter 11 pontos em seis partidas (cinco vitórias e uma derrota). No primeiro jogo, realizado no dia 4, o Calgary derrotou o Markham por 3 a 1. No dia seguinte, o placar foi mais fácil: 7 a 2.

Já nos três jogos entre Vanke Rays, da China, e Boston Blades, dos Estados Unidos, melhor para a equipe chinesa, que conquistou três vitórias e chegou aos oito pontos em cinco jogos - assumindo a terceira posição da competição com o mesmo número de pontos do Les Canadiennes. 

Já na liga norte-americana (NWHL), o Metropolitan Riveters voltou a vencer com facilidadade, dessa vez o Buffalo Beauts por 6 a 2, e é a única equipe invicta na competição com quatro pontos em dois jogos. Na outra partida, o Connecticut Whale se recuperou da derrota e venceu o Boston Pride por 2 a 1 no último sábado, ficando empatado com o Buffalo na vice-liderança. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.