Boletim de Hóquei no Gelo #12 - Continental Cup define finalistas

Yunost Minsk comemora vaga à final da Continental Cup (Jan Korsgaard)

Os quatro finalistas do Continental Cup de hóquei no gelo foram definidos nesse fim de semana, entre 17 e 19 de novembro. A competição, organizada pela IIHF, reuniu oito equipes em dois grupos em Rungsted, na Dinamarca, e Ritten, na Itália. Os dois melhores times de cada chave avançaram à fase final. 

Na Chave D, sediada em Dinamarca, a equipe Yunost Minsk venceu os três jogos (7 a 1 no Sheffield Steelers, 4 a 2 no Kurbads Riga e 2 a 1 no Rungsted Ishockey) e confirmou a primeira colocação. A segunda vaga à final foi decidida na última rodada. O Sheffield Steelers, do Reino Unido, conseguiu vencer o Kurbards Riga, da Letônia, e terminou na segunda posição. 

Já no Grupo E, na Itália, a equipe Nomad Astana, do Cazaquistão, começou perdendo para o Jegesmedvek Miskolc, da Hungria, por 2 a 1 no shootout, mas se recuperou: venceu o Ritten Sport, da Itália, por 3 a 1 e o Grenoble Bruleurs de Loups, da França, por 4 a 2 e confirmou a primeira posição. A vice-liderança também foi definida na última rodada. O Ritten conseguiu derrotar o Miskolc e ficou com a última vaga à decisão. 

A etapa final do Continental Cup vai acontecer entre 12 e 14 de janeiro de 2018 - o local será definido posteriormente. O regulamento é o mesmo das três fases anteriores: as quatro equipes se enfrentam em turno único e quem somar mais pontos conquista o título desta temporada. 

Favoritos começam a crescer na NHL

Toronto Maple Leafs tem sete vitórias nos últimos dez jogos e se consolida na vaga aos playoffs (Reprodução)

Com um quarto da temporada regular já realizada, algumas franquias consideradas favoritas ao título da NHL finalmente começam a crescer na competição. O maior exemplo é o Toronto Maple Leafs. A franquia canadense enfileirou seis vitórias consecutivas e acumula sete triunfos nos últimos dez jogos. Assim, a equipe se estabelece na segunda posição da Divisão Atlântico e abre cinco pontos de vantagem sobre o Detroit Red Wings, terceiro colocado e dono da última vaga direta aos playoffs. O Tampa Bay segue como líder isolado e melhor equipe da temporada com 32 pontos em 20 partidas. 

Ainda na Conferência Leste, mas na Divisão Metropolitana, há um empate triplo na liderança. New Jersey Devils, Columbus Blue Jackets e Pittsburgh Penguins possuem 25 pontos, mas os Devils lideram no critério de desempate, seguido pelos Blue Jackets e Penguins. New York Islanders e Washington Capitals seguem com as duas vagas no wild card, mas o New York Rangers possui sete vitórias nos últimos dez jogos, está com um ponto a menos apenas e já vislumbra a pós-temporada. 

Na Conferência Oeste, o Winnipeg Jets venceu os últimos quatro jogos e possuem oito vitórias nas últimas dez partidas - mantendo de forma tranquila a segunda posição na Divisão Central com 27 pontos em 19 jogos. A franquia está atrás apenas do St Louis Blues, que também realiza uma boa campanha e lidera com 31 pontos em 21 partidas. A terceira posição é do Nashville Predators com 24 pontos em 19 rodadas. 

Por fim, na Divisão Pacífico, o Los Angeles Kings começa a dar sinais de cansaço na temporada. A equipe segue na liderança, com 26 pontos em 21 jogos, mas tem apenas três vitórias nas últimas dez rodadas. Mesma situação do Vegas Golden Knight. A franquia novata permanece na segunda posição com 25 pontos, mas também está em queda livre - o Calgary Flames é o terceiro com 22. 

Quem se aproveita dessa queda de rendimento é o Anaheim Ducks. A franquia já é a quarta colocada com 21 pontos e se aproxima da vaga aos playoffs. O wild card da Conferência Oeste está com o Chicago Blackhawks e o Colorado Avalanche, ambos da Divisão Central. 

KHL retorna e acirra disputa por vagas aos playoffs 

Spartak (vermelho) voltou a brigar pelo playoff na KHL (Reprodução)

O retorno da KHL após a pausa para as competições de seleções serviu para acirrar a disputa das últimas vagas aos playoffs na Conferência Oeste. Apenas dois separam o Torpedo, atual quinto colocado, do Dynamo Moscou, nono e primeira equipe fora da zona de classificação à pós-temporada da competição. 

Enquanto o Torpedo, o Sochi (sexto colocado) e o Severstal (sétimo) perderam duas partidas cada na última semana, o Spartak (oitavo) e o Dynamo Moscou (nono) conseguiram três vitórias e passaram invicto o período. Isso fez com que a vantagem adquirida fosse reduzida - acirrando ainda mais a disputa pela pós-temporada.

Porém, a parte de cima da Conferência Oeste não muda. O SKA segue com sua campanha quase perfeita. São apenas três derrotas em 34 jogos, o que dá impressionantes 90 pontos e a liderança isolada não só do grupo, mas de toda a temporada regular. O CSKA de Moscou e o Jokerit seguem duelando pela segunda posição, com leve vantagem de cinco pontos e dois jogos a mais para o time da capital russa. O Lokomoti é o quarto colocado. 

Na Conferência Leste a briga é pela liderança da chave. Com um e até dois jogos a menos do que seus rivais, o AK Bars lidera com 59 pontos. O Avangard (segundo), Neftekhimik (terceiro) e Barys (quarto) possuem os mesmos 58 pontos. Já o Avtomobilist é o quinto com 55. Completam a lista de classificados aos playoffs: Metallurg (sexto), Salavat Yulaev (sétimo) e Traktor (oitavo). Contudo, a diferença desta equipe para o 11º é de apenas três pontos 

Equipes chinesas crescem na liga canadense de hóquei feminino 

Novidades nesta temporada da Canadian Women's Hockey League (CWHL), as equipes chinesas Vanke Rays e Kunlun Red Star começam a crescer na competição. As duas equipes venceram seus jogos na semana passada. O Vanke conseguiu duas vitórias sobre o Markham Thunder (6x1 e 5x2) e assumiu a vice-liderança da primeira fase com 12 pontos (atrás apenas do Calgary Inferno, com 14). Já o Kunlun venceu o Montreal Canadiennes por 6 a 3 no dia 12 de novembro e derrotou o Toronto Furies duas vezes (3x1 e 2x0), assumindo a quarta posição. 

Já na National Women's Hockey League (NWHL), com quatro equipes norte-americanas, o Metropolitan Riveters segue imbatível. As mulheres conseguiram a quarta vitória em quatro jogos ao derrotarem o Buffalo Beauts por 6 a 3. Já o Connecticut Whale venceu o Boston Pride por 4 a 3 no outro jogo do fim de semana. 

Jogadoras do Vanke Rays comemoram boa campanha na liga canadense de hóquei feminino (Reprodução)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.