Kristjan Ilves conquista Grand Prix de Combinado Nórdico

Vencedor improvável: Kristjan Ilves conquista Copa do Mundo de Combinado Nórdico (Silke Tegethof/FIS)

O austríaco Mario Seidl teve duas vitórias, outros dois pódios e terminou na primeira posição do Grand Prix de Combinado Nórdico com 340 pontos. O título é dele, correto? Não. O representante da Áustria, líder da competição, não participou das últimas duas provas realizadas em Planica, na Eslovênia, nesse último fim de semana e, pelas regras da FIS, não pode ficar com o troféu de campeão! 

De acordo com a organização, apenas atletas que participaram de todas as etapas podem conquistar o título. Seidl tinha 340 pontos em 400 possíveis e só poderia ser alcançado pelos alemães Eric Frenzel, segundo com 290, e Fabian Riessle, terceiro com 276. Entretanto, nenhum dos três participaram das duas provas HS 139 e 10km de esqui cross-country entre 30 de setembro e 1º de outubro na Eslovênia. 

Dessa forma, o troféu e a premiação em dinheiro foram para Kristjan Ilves, da Estônia. Com 194 pontos e dois quintos lugares, ele ficou na quinta posição da classificação geral, mas foi o primeiro dentre aqueles que participaram das seis etapas do Grand Prix de Combinado Nórdico desta temporada. 


Nem mesmo o norueguês Magnus Moan, vencedor das últimas duas provas da competição, pôde entrar na briga pelo título porque ele não competiu nas quatro etapas anteriores. Na primeira prova do fim de semana, o atleta conseguiu 24min21seg3 e liderou um pódio dominado pela Noruega - Espen Andersen foi o segundo, apenas um décimo atrás, e Jan Schmid foi o terceiro, oito décimos atrás. Na segunda prova, Moan conseguiu 23min42seg2 e voltou a vencer. O também norueguês Jarl Magnus Riiber ficou com a prata e Martin Fritz, da Áustria, com o bronze. 

Agora, os atletas entram na reta final de preparação antes do início da Copa do Mundo de Combinado Nórdico na temporada olímpica. A primeira etapa da competição será em Ruka, na Finlândia, entre 24 e 26 de novembro. Esta temporada também marca a estreia das mulheres no esporte. A primeira prova adulta feminina será na Copa Continental em Otepää, na Estônia, entre 6 e 7 de janeiro de 2018. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.