Favoritos vencem terceira etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski

Victor Santos dispara no ranking nacional (Divulgação/CBDN)


Ainda resta a temporada de inverno do hemisfério norte, mas a terceira etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski aumentou a vantagem dos líderes na caminhada olímpica do esqui cross-country no Brasil. As disputas aconteceram no último fim de semana, entre 12 e 15 de outubro, no Parque Damha em São Carlos, no interior paulista. 

Entre os homens, Victor Santos se consolida como o principal candidato à vaga olímpica do Brasil no esqui cross-country masculino. Campeão do Circuito Brasileiro de Rollerski em 2016 e líder absoluto dessa temporada, o jovem de 20 anos mais uma vez foi o destaque e o melhor atleta do Brasil nas quatro provas realizadas. 

Em duas delas ele foi o campeão geral. Na quinta-feira, dia 12, Victor foi o mais rápido dos 15km em técnica clássica com 46min10seg3 e 146.29 pontos FIS. O chileno Yonathan Fernandez foi o segundo, menos de um segundo atrás e com 147.10 pontos FIS, e o brasileiro Lucas Lima foi o terceiro com 46min29seg2 e 165.39 pontos. Depois, no sprint livre, venceu a bateria decisiva, novamente à frente de Fernandez, prata, e Lucas Lima, bronze.

Victor ainda foi o mais rápido na corrida de perseguição 7,5km em técnica clássica, com 23min57seg9 e 146.29 pontos FIS, mas ele foi o segundo no prólogo 4km em técnica livre e ficou com a medalha de prata na classificação final - Yonathan Fernandez foi o campeão com o tempo final de 33min05seg17 - Lucas Lima, mais uma vez, ficou com o bronze. 

"O desempenho no Circuito de Rollerski já era esperado pelo que venho treinando e me preparando mentalmente. Consegui fazer bons pontos para somar no ranking nessa corrida olímpica. Estou feliz e agora vou em busca da vaga na Europa, nas provas da temporada, será o momento mais importante. É lá que eu quero estar bem", pontuou Victor Santos. 

Na disputa feminina, Bruna Moura também segue dominante em busca do bicampeonato do Circuito Brasileiro de Rollerski. A atleta venceu as três provas realizadas no fim de semana. No prólogo 4km em técnica livre, Bruna obteve o tempo de 10min36seg5 e 280.72 pontos FIS - Gabriela Neres foi a segunda, mais de um minuto atrás, e Claudia Salcedo, do Chile, completou o pódio. 

Depois, na prova de perseguição 7,5km em técnica clássica, Bruna venceu com 36min42seg6, seguida por Gabriela Neres, prata, e a jovem brasileira Taynara da Silva foi bronze (a prova não contou pontos para o ranking FIS). Por fim, no sprint livre, a brasileira conquistou seu terceiro ouro ao derrotar Gabriela Neres e Claudia Salcedo na bateria decisiva. 

Paralímpico e disputa júnior

Além das provas adultas, a terceira etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski organizou disputas da categoria de base e também da equipe paralímpica. Presente nos Jogos Paralímpicos de Inverno de 2014, e em busca da vaga em 2018, Fernando Aranha foi o principal destaque ao vencer as corridas de distance 8km e do sprint na categoria sitting - Cristian Ribera e Altair Marangne terminaram na segunda e terceira posições. 

Ainda na disputa paralímpica, Thomaz Moraes foi o campeão no sprint da categoria standing e Aline Rocha foi a campeã entre as mulheres tanto no distance  quanto no sprint para cadeirantes. Os dois começaram a treinar nos últimos meses e também estão próximos de confirmarem a vaga paralímpica nos Jogos de Inverno de PyeongChang, em março de 2018. 

Entre os mais jovens, Eduarda Ribera conquistou dois ouros no sub-18 feminino, com vitórias no distance e no sprint - Miriene Oliveira e Isabelly Silva completaram o pódio nas duas disciplinas. Já no sub-14 masculino, Thiago Silva foi o campeão no distance, enquanto que Cláudio Gustavo foi o mais rápido no sprint.

A quarta e última etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski acontecerá em meados de novembro, em São Paulo, e deve reunir novamente os principais competidores do continente no esqui cross-countyr. Depois disso, a equipe brasileira de endurance embarca à Europa para participar de treinos e corridas internacionais. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.