Escócia derrota o Canadá e conquista o Mundial Misto de Curling

Escócia comemora o primeiro título do Mundial Misto de Curling (Alina Pavlyuchik/WCF)

Foi uma final para honrar todas as tradições do Curling. De um lado estava a Escócia, país que deu origem ao esporte. Do outro estava o Canadá, principal potência da modalidade atualmente. As duas seleções se enfrentaram na decisão do Mundial Misto de 2017, realizado neste sábado, 14 de outubro, em Champéry, na Suíça.

Os escoceses levaram a melhor e conquistaram o título ao vencerem os canadenses por 8 a 5. Esse é o primeiro título do país em três edições do Mundial Misto - a melhor campanha até então era o bronze conquistado em 2016. A medalha de prata conquistada nesse sábado é o primeiro pódio e também representa o melhor resultado do Canadá nesta categoria do Curling. 

Apesar do placar elástico, a partida decisiva foi equilibrada e decidida apenas no extra end. A Escócia chegou a abrir 5 a 2 no placar após o sexto end, mas permitiu a reação canadense nos dois últimos períodos e viu os rivais empatarem em 5 a 5 no oitavo end. Contudo, com a posse do martelo no extra end, os escoceses não decepcionaram e conseguiram marcar os três pontos que garantiram o título inédito. 

Na disputa pelo bronze, a República Tcheca voltou a surpreender e derrotou a Noruega, campeã mundial em 2015, por 7 a 6. A equipe conseguiu uma reação no meio da partida para conquistar a terceira colocação. Os noruegueses venciam por 5 a 0 após quatro ends e tudo levava a crer que venceriam o jogo. Mas com cinco pontos nos dois últimos ends, os tchecos viraram o placar e confirmaram a melhor campanha do país na competição. 

O Mundial Misto de Curling foi a primeira competição internacional da modalidade na temporada olímpica. Em novembro acontecem duas competições continentais: o Campeonato da Ásia/Pacífico, entre 2 e 9, e o Campeonato Europeu, entre 17 e 25. Em dezembro acontece a repescagem olímpica para definir os últimos dois classificados aos Jogos Olímpicos de PyeongChang no torneio por equipes.

Confira a final na íntegra entre Canadá e Escócia no Mundial Misto de Curling de 2017:

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.