Contagem regressiva! Chama Olímpica de PyeongChang está acesa

Cerimônia da Chama Olímpica, na Grécia, deu início à contagem regressiva dos Jogos de PyeongChang (Reprodução)

Com pouco mais de cem dias para a Cerimônia de Abertura dos Jogos de Inverno de PyeongChang, na Coreia do Sul, é possível dizer que o clima olímpico já está no ar. Na manhã desta terça-feira, 24 de outubro, a chama olímpica foi acesa no histórico Templo de Hera, em Olympia, na Grécia, e deu início ao revezamento da tocha que percorrerá cidades gregas e sul-coreanas até fevereiro de 2018.

Carregada de simbolismo e com o objetivo de transmitir os valores olímpicos, a Cerimônia da Chama Olímpica inicia oficialmente a contagem regressiva para os Jogos Olímpicos de Inverno na Coreia do Sul. A partir de agora, é se preparar para receber os cerca de 3 mil atletas e milhares de jornalistas de todos os continentes. 

O colega Marcelo Laguna já trouxe os detalhes da cerimônia realizada nesta manhã em sua coluna no Lance! (veja aqui). Apenas o clima não colaborou! A chuva que caía em Olympia durante a celebração impediu que a chama fosse acesa pelo sol, como reza a tradição. Foi preciso recorrer a uma "chama reserva" para iniciar o revezamento da Tocha.


A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, como Thomas Bach, presidente do COI, Lee Hee-Beom, presidente do POCOG (Comitê Organizador dos Jogos de PyeongChang), Kee-Heung Lee, presidente do Comitê Olímpico da Coreia do Sul  e Spyros Capralos, do Comitê Olímpico Grego. Também estiveram presentes representantes das próximas cidades que receberão os Jogos Olímpicos: Japão (2020), China (2022), França (2024) e EUA (2028).

"Como o nosso fundador, Pierre de Coubertin, disse uma vez: 'os Jogos Olímpicos são uma peregrinação ao passado e um ato de fé no futuro", comentou Thomas Bach aos presentes na cerimônia em Olympia. 

Após ser acesa pela atriz Katerina Lehou, que interpreta a principal sacerdotisa da cerimônia, a chama olímpica passou para o grego Apostolos Angelis, atleta de esqui cross-country e biatlo, que deu início ao Revezamento da Tocha Olímpica. No total, serão 2.129 quilômetros em solo grego até chegar a Acrópole, em Atenas, no dia 30 de outubro. 

Depois, a chama embarca à Coreia do Sul, onde iniciará a caminhada no país asiático a partir do dia 1º de novembro até chegar no Estádio Olímpico de PyeongChang, em 9 de fevereiro de 2018, durante a Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno. No total, mais de 7500 pessoas devem conduzir a Tocha neste revezamento.

Confira o percurso da Chama Olímpica até a abertura dos Jogos Olímpicos de PyeongChang!

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.