Boletim Hóquei no Gelo #9 - Vegas Golden Knights surpreende a NHL

Vegas Golden Knights é a equipe que menos perdeu até o momento na NHL (Reprodução)

Dentre todas as surpresas que estão acontecendo na NHL neste início de temporada, nenhuma impacta mais do que a boa campanha do novato Vegas Golden Knights. A franquia, sediada na icônica cidade de Las Vegas, estreou neste ano na liga norte-americana de hóquei no gelo é a equipe que menos perdeu após três semanas de competição. 

Montada com jogadores cedidos por outras equipes, esperava-se um período de adaptação dos atletas à cidade e, principalmente, no entrosamento entre eles. Como explicar, então, a campanha de oito vitórias e apenas uma derrota nos nove jogos realizados até o momento? 

"Para mim, é o técnico Gerard Gallant. Ele faz os atletas jogarem juntos e trabalharem. Isso é o que está por trás desse grupo: eles são trabalham duro", comentou o ex-jogador Shane Nhidy, atual comentarista de hóquei no gelo. 

Os números não mentem. A franquia de Las Vegas detém as melhores porcentagens de chutes a gol no "cinco-contra-cinco" e de defesas em toda a liga. Na semana passada, por exemplo, foram duas vitórias: 4 a 2 no Chicago Blackhawks e 7 a 0 no Columbus Blue Jackets. 

Dessa forma, são 16 pontos em nove jogos, o suficiente para manter a equipe entre as três melhores na Divisão Pacífico da Conferência Oeste. O Vegas Golden Knights só não é líder por ter dois jogos a menos do que o Los Angeles Kings, que surpreende com uma campanha de 8-1-1 e 19 pontos no total. A terceira posição é do Vancouver Canucks, com 13 pontos em dez jogos. 

Ainda no Oeste, mas na Divisão Central, o St. Louis Blues também possui 19 pontos, mas em 12 jogos (9-2-1), e lidera o grupo. Com 12 pontos em dez jogos, o Winnipeg Jets é o segundo, com a mesma pontuação do Colorado Avalanche, terceiro colocado. As duas vagas do wild card estão com Anaheim Ducks e Dallas Stars neste momento. 

Já na Conferência Leste, o Tamba Bay Lightining é a melhor equipe e lidera a Divisão Atlântico com 19 pontos em 12 jogos (9-2-1). O Ottawa Senators é o segundo colocado do grupo com 15, seguido pelo Toronto Maple Leafs com 14. Na Divisão Metropolitana, a primeira posição é do New Jersey Devils, com 16 pontos em dez jogos (8-2-0). O Pittsburgh Penguins tem três jogos a mais e é o segundo com 15 pontos. Já o Columbus Blue Jackets é o terceiro com 14. New York Islanders e Philadelphia Flyers ocupam as duas vagas no wild card

O artilheiro até o momento é Nikita Kucherov, do Tampa Bay Lightining, com 12 gols. Steven Stamkos, seu companheiro de equipe, tem 17 assistências e lidera essa estatística. A classificação completa da liga está aqui e o calendário de jogos está aqui. A semana 4 da NHL começa nesta segunda-feira com oito partidas. O Los Angeles Kings faz o jogo dos líderes do Oeste contra o St. Louis Blues. Outro destaque da rodada é a partida entre Vegas Golden Knights e New York Islanders. 

KHL chega à metade da temporada regular

Após 10 semanas e quase 30 jogos na temporada, a disputa da KHL chega à metade da primeira fase e as equipes já se planejam para buscarem uma vaga nos playoffs da competição. Cada time fará 56 jogos nesta etapa da liga continental e os oito melhores de cada conferência seguem na luta pelo título da Copa Gagarin

Líder absoluto da Conferência Oeste e melhor equipe da temporada regular, o SKA de São Petersburgo (foto) se recuperou das duas derrotas na semana 8 e já enfileira cinco vitórias consecutivas, incluindo triunfos sobre o Jokerit e o CSKA, respectivamente o segundo e terceiro colocados do grupo. Agora, são 26 vitórias em 28 jogos e 76 pontos no total, com um aproveitamento de 90,5%. 

Com cinco jogos a menos, o Jokerit é o segundo com 55 pontos, dois a mais do que o CSKA Moscou. O Lokomotiv Yaroslavl obteve três vitórias na semana passada e se firmou na quarta colocação do Oeste com 48 pontos. Torpedo (5º), HC Sochi (6º), Dynamo Moscou (7º) e Severstal (8º) completam a lista de classificados aos playoffs

Já na Conferência Leste, o AK Bars conseguiu abrir uma pequena vantagem sobre os rivais e lidera o grupo com 56 em 26 jogos realizados. A segunda posição é do Neftekhimik com 49 pontos, apenas um à frente do Avangard, terceiro com 48. O Barys, do Cazaquistão, também está na briga pela segunda posição com 46 pontos. Salavat Yulaev (5º), Avtomobilist (6º), Metallurg (7º) e Traktor (8º) completam a zona de classificação aos playoffs

Nigel Dawes, do Barys, permanece como artilheiro da KHL com 24 gols em 23 jogos. Linden Vey, seu companheiro de equipe, é o líder de assistências com 28 passes para gol. A semana 11 da liga começa nesta segunda-feira, 30 de outubro, com três jogos: Avangard x CSKA, Barys x Jokerit e Ugra x Vityaz. A classificação completa pode ser vista aqui e a lista de partidas está disponível aqui.

Champions Hockey League tem primeiro jogo das oitavas de final

Nesta terça-feira, 31 de outubro, acontece o primeiro jogo das oitavas de final da Champions Hockey League, competição que reúne equipes de países da Europa Central e do Norte. O torneio possui o mesmo regulamento do futebol: após uma primeira fase com 32 times em oito grupos, os dois melhores de cada chave avançam aos playoffs, disputados em dois jogos até à final. 

Atual bicampeão da Champions Hockey League e único time invicto na primeira fase, o Frölunda, da Suécia, enfrenta o Bílí Tygři Liberec, da República Tcheca. Já os finlandeses JYP e Tappara fazem o clássico local por uma vaga à decisão. Os outros seis jogos são: Kometa Brno (Rep. Tcheca) x Zug (Suíça), Brynas (Suécia) x Adler Manheim (Alemanha), Oceláři Třinec (Rep. Tcheca) x Malmö Redhawks (Suécia), Red Bull Salzburgo (Áustria) x Växjö Lakers (Suécia), Berna (Suíça) x Red Bull Munique (Alemanha) e Lions (Suíça) x Nottingham Panthers (Reino Unido). Os jogos de volta acontecem em 7 de novembro.

Hóquei feminino tem primeira rodada da liga norte-americana

No último sábado, 28 de outubro, começou a disputa da terceira edição da NWHL (National Women's Hockey League), a liga feminina de hóquei no gelo dos Estados Unidos. Quatro equipes norte-americanas disputam essa temporada e dois jogos foram realizados nesta primeira rodada. O Metropolitan Riveters venceu o Boston Pride por 4 a 1, enquanto que o Buffalo Beauts, atual campeão da Isobel Cup, derrotou o Connecticut Whale por 3 a 2. A segunda rodada acontece no dia 4 de novembro, com mais dois jogos.

Já na disputa da CWHL (Canadian Women's Hockey League), seis jogos foram realizados no fim de semana e as equipes chinesas conseguiram suas primeiras vitórias na história da competição. O Vanke Rays derrotou o Toronto Furies por 3 a 0, enquanto que o Kunlun Red Star venceu o Calgary Inferno por 4 a 3. As duas partidas foram no sábado, dia 28.

No dia seguinte, porém, o Toronto derrotou o Vanke por 3 a 2 e o Calgary levou a melhor sobre o Kunlun por 4 a 1. A liderança isolada da primeira fase é do Montreal Les Canadiennes. A equipe venceu suas duas partidas contra o Markham Thunder (1 a 0 e 3 a 2), é a única invicta após três rodadas e lidera com oito pontos em quatro jogos. A segunda posição é do Calgary Inferno, com seis pontos em quatro jogos. A quarta rodada do CWHL será no próximo fim de semana, 4 e 5 de novembro, com mais quatro partidas.

Metropolitan Riveters atropelaram o Boston Pride na abertura da NWHL (Reprodução)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.