Sara Takanashi é hexacampeã do Grand Prix de Esqui Saltos

Sara Takanashi voa para conquistar o sexto título consecutivo no Grand Prix feminino (Berkutschi.com)

Desde quando o Grand Prix de Esqui Saltos feminino foi criado, em 2012, uma atleta reina na competição. A japonesa Sara Takanashi conquistou no último fim de semana, entre 8 e 10 de setembro, o hexacampeonato do torneio em seis edições realizadas! A última etapa das mulheres nesta temporada aconteceu em Chaikovsky, na Rússia. 

Takanashi não deu chances para as rivais e venceu as duas provas HS 102 no fim de semana. No sábado, dia 9, ela conseguiu 246.3 pontos em seus dois saltos, muito acima da finlandesa Julia Kykkaenen, segunda colocada com 215.3 - a russa Irina Avvakumova foi a terceira com 212.4 pontos.

Depois, no domingo, a atleta do Japão conseguiu 232.4 em seus saltos e também não foi ameaçada na primeira posição. Avvakumova levou a prata com 205.6 pontos, enquanto que a norueguesa Maren Lundby e a eslovena Maja Vtic terminaram empatadas com o bronze ao marcarem 190.3 pontos. 

Com três vitórias e uma prata em cinco etapas do Grand Prix de Esqui Saltos feminino, Sara Takanashi conquistou seu sexto título com 380 pontos, 90 à frente de Avvakumova, que conseguiu terminar na segunda posição do ranking. Maren Lundby foi a terceira com 276 e três pódios nesta temporada. 

Mais do que os seis títulos consecutivos, impressiona o domínio de Takanashi nas etapas do Grand Prix. Em 25 provas realizadas nas seis temporadas, a japonesa venceu nada menos do que 19 - incríveis 76% de aproveitamento! É um domínio até maior ao que ela possui na Copa do Mundo, com 53 vitórias em 90 largadas (58,8% do total). 

Agora, resta à Sara Takanashi aperfeiçoar ainda mais o treinamento para brigar não só pelo quinto título da Copa do Mundo de Esqui Saltos, mas também pela inédita medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de PyeongChang, em 2018. A temporada olímpica para as mulheres começará em Lillehammer, na Noruega, entre 30 de novembro e 3 de dezembro.  

Grand Prix masculino tem novo líder

Enquanto Sara Takanashi ampliava seu domínio entre as mulheres, o Grand Prix masculino de Esqui Saltos possuía um novo líder nesta temporada. Com duas vitórias na montanha HS 140 em Chaikovsky, o esloveno Anze Lanisek assumiu a primeira posição da competição. 

No sábado, o jovem conseguiu a sua primeira vitória internacional na categoria adulta ao obter 265.6 pontos em seus dois saltos - os russos Evgeniy Klimov e Denis Kornilov terminaram com a prata e bronze, respectivamente. Depois, no domingo, ele venceu com 129.2 pontos no único salto realizado no domingo. O japonês Junshiro Kobayashi ficou em segundo e Klimov foi o terceiro. 

Dessa forma, Lanisek pulou para 331 pontos e assumiu a liderança do Grand Prix de Esqui Saltos com apenas duas etapas para o encerramento da temporada. Junshiro Kobayashi assumiu a vice-liderança, com 314, e Dawid Kubacki, que venceu as três primeiras etapas e depois não disputou mais a competição, ainda é o terceiro com 300 pontos. 

A penúltima etapa do Grand Prix de Esqui Saltos masculino acontecerá em Hinzenbach, na Áustria, em 1º de outubro. Dois dias depois, Klingenthal, na Alemanha, recebe a última etapa da temporada. 

Anze Lanisek comemora a vitória e a liderança no Grand Prix masculino (Berkutschi.com)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.