Comitê Organizador revela medalhas de PyeongChang-2018

Medalhas dos Jogos Olímpicos de PyeongChang (Divulgação)

Uma das cerimônias mais esperadas antes de uma edição dos Jogos Olímpicos aconteceu na madrugada desta quinta-feira, 21 de setembro, no horário de Brasília. O POCOG (Comitê Organizador de PyeongChang-2018) revelou as medalhas que serão distribuídas durante a disputa dos Jogos Olímpicos de Inverno, entre 9 e 25 de fevereiro de 2018. 

A cerimônia aconteceu no Dongdaemun Design Plaza (DDP), um dos edifícios mais conhecidos de Seul, e contou com a presença de diversos atletas e autoridades sul-coreanas. Até domingo, os turistas poderão conferir no local uma exibição pública das medalhas e diversas atividades relacionadas aos Jogos Olímpicos de PyeongChang. 

"O lançamento das medalhas dos Jogos Olímpicos de Inverno é um momento de orgulho para nós com menos de cinco meses para a primeira medalha de ouro. Elas são uma compilação maravilhosa de nossa cultura, tradição e valores olímpicos. Queríamos que a medalha fosse um símbolo da Coreia e de todas as lembranças que os atletas levarão para a casa", comentou Lee Hee-Beom, presidente do Comitê Organizador. 

De fato, a cultura coreana está no coração do projeto. O Hangeul, famoso alfabeto coreano, foi incorporado ao design. Uma série de consoantes simboliza o esforço dos atletas de todo o mundo que trazem a juventude, solidariedade e a herança nacional para competir em PyeongChang. O slogan oficial dos Jogos - "Paixão Conectada" - também incorpora essa crença e os valores olímpicos de excelência, amizade e respeito. 

As consoantes bidimensionais foram transformadas em figuras tridimensionais e cortadas em formas cilíndricas para completar o desenho, mostrando a disciplina esportiva. A frente tem linhas diagonais dinâmicas que simbolizam tanto a história das Olimpíadas quanto a determinação de seus participações. Já a parte de trás apresenta a disciplina esportiva e o evento ao lado do emblema dos Jogos. 

As medalhas foram desenhadas por Lee Suk-Woo, famoso designer industrial da Coreia do Sul. "Fiquei orgulhoso de ser escolhido como designer das medalhas olímpicas. Eu trabalhei em muitos projetos durante minha carreira, mas esse é particularmente especial, pois representam não só minha pátria, mas também a celebração e a árdua dedicação de todos os atletas que irão recebê-las". 


Esqui Cross-Country receberá primeira medalha de 2018

A Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de PyeongChang será em 9 de fevereiro, às 20h (horário local). No dia seguinte, acontecem as cinco primeiras disputas de medalhas e caberá ao esqui cross-country definir a primeira campeã olímpica na Coreia do Sul com o skiatlo 7,5+7,5km feminino. A prova vai acontecer entre 16h15 e 17h15 no horário local. 

O calendário oficial dos Jogos de 2018 foi divulgado nesta semana. Além do esqui cross-country, o Biatlo (sprint feminino 7,5km), a patinação pista curta (1500 metros masculino), o esqui saltos (NH masculino) e a patinação de velocidade (3 mil metros feminino) também distribuirão medalhas no dia 10 de fevereiro. Em contrapartida, a primeira rodada do Curling de Duplas Mistas e as qualificatórias do Esqui Saltos masculino acontecem na véspera da abertura oficial no dia 8. 

Se o Brasil conseguir a vaga no esqui alpino feminino, a modalidade vai ser responsável pela estreia do país no evento com o slalom gigante no dia 12 de fevereiro. Caso contrário, a primeira participação será com o esqui cross-country feminino no dia 15 de fevereiro, com a prova de 15km em técnica livre.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.