'Torneio de verão', Grand Prix de Esqui Saltos começa na Polônia

Maciej Kot começou bem a caminhada rumo ao bicampeonato (Divulgação/FIS)

Mais antiga competição "de verão" para as modalidades de neve, o Grand Prix de Esqui Saltos começou nesta quinta-feira, 13 de julho, a disputa da primeira etapa desta temporada. As provas acontecem na montanha HS 134 em Wisla, na Polônia, e terminam no sábado, dia 15. 

Neste ano, o Grand Prix de Esqui Saltos chega à 24ª edição entre os homens e à sexta entre as mulheres. Instituído em 1994 pela FIS (Federação Internacional de Esqui), o torneio funciona como importante etapa de pré-temporada para os competidores e ajuda no desenvolvimento de jovens que participam de suas primeiras provas internacionais. 

Apesar de ser disputado no verão, o Grand Prix tem o mesmo sistema de regras da Copa do Mundo e outros torneios internacionais de esqui saltos. Os atletas realizam dois saltos e quem obtiver a maior nota somada fica com a vitória. A única diferença é realmente a superfície: sai a neve e entra a pista artificial. 

No total, a competição masculina terá sete etapas ao longo das próximas semanas, enquanto que a feminina contará com apenas três provas entre 10 de agosto e 10 de setembro (confira a tabela completa aqui). As disputas e marcas obtidas no torneio não serão consideradas para o ranking pré-olímpico. 

Atual campeão, o polonês Maciej Kot novamente entra como favorito no Grand Prix de Esqui Saltos masculino - ele, aliás, já liderou a eliminatória realizada nessa quinta-feira, 13 de julho. Além dele, o alemão Andreas Wellinger, vencedor em 2013 e vice em 2016, também é bem cotado neste ano. Entre as mulheres, a japonesa Sara Takanashi busca ampliar seu domínio no torneio: ela venceu nada menos do que as cinco edições realizadas até aqui. A alemã Carina Vogt e a russa Irina Avvakumova também possuem boas chances. 

Nesta sexta-feira, 14 de julho, acontece a prova por equipes na primeira etapa do Grand Prix de Esqui Saltos nessa temporada. No dia seguinte, Wisla organiza a primeira prova individual. As mulheres, por sua vez, estreiam apenas entre 10 e 12 de agosto em Courchevel, na França. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.