Rollerski abre 'temporada de verão' para os esportes na neve

Copa do Mundo de Rollerski começa neste fim de semana (Divulgação/FIS)

Com os principais atletas de inverno retornando aos treinamentos e iniciando a pré-temporada, algumas competições começam a agitar a "temporada de verão" das modalidades de neve. A principal delas é a Copa do Mundo de Rollerski, organizada pela FIS e que tem suas primeiras provas neste fim de semana, entre 7 e 9 de julho, em Oroslavje, na Croácia. 

No total, são três etapas entre julho e setembro deste ano - além da disputa croata, os atletas participam de corridas em Madona, na Letônia, e em Trento, na Itália. São nove provas, sendo três de sprint, três de uphill (subida em montanha) e três distance em técnicas clássica e livre. 

A temporada do rollerski também prevê a realização do Mundial da modalidade em Solleftea, na Suécia, entre 3 e 6 de agosto de 2017. Os atletas suecos, aliás, são os principais destaques. Robin Norum é o atual tricampeão masculino da Copa do Mundo de Rollerski, enquanto que Sandra Olsson é a bicampeã entre as mulheres. 

O rollerski surgiu na Europa, durante o século 20, para auxiliar os atletas de esqui cross-country em seus treinamentos quando não há neve. É basicamente um esqui com rodinhas, que simula os principais movimentos do esporte no asfalto. Hoje, ele é utilizado pela maioria dos países, inclusive o Brasil (sendo responsável pela evolução brasileira no esqui cross-country nos últimos quatro anos). 

A questão é que essa popularidade permitiu o surgimento de um nova modalidade esportiva. No fim dos anos 90 e início dos anos 2000, a FIS (Federação Internacional de Esqui) resolveu criar a Copa do Mundo de Rollerski para incentivar o uso do equipamento entre seus países filiados. 

Dessa forma, o esqui de rodinhas tradicionalmente abre as competições de verão nos esportes de inverno. Daqui uma semana, por exemplo, começa mais uma edição do Grand Prix de Esqui Saltos, realizado também longe da neve. No fim de agosto acontece a disputa do Mundial de Biatlo de Verão. São competições que ajudam a manter alguns dos principais atletas em atividade antes do início da temporada do hemisfério norte, a partir de outubro. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.