Com cursos e palestras, CBDN se aproxima de universidades

Workshop de rollerski para alunos da UFSCar (Divulgação/CBDN)

Sempre interessada na pesquisa científica relacionada aos esportes de inverno, a CBDN se aproximou ainda mais de universidades paulistas durante o mês de junho. A entidade realizou diversas ações com alunos de educação física e esporte, principalmente com a prática do rollerski, equipamento que simula o esqui cross-country no asfalto. 

A principal parceria é com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), localizada ao lado do Parque Ecoesportivo Damha (que abriga o CT de cross-country da CBDN). No último dia 19 de junho, por exemplo, a equipe técnica da confederação, incluindo o treinador Leandro Ribela, conduziu uma palestra sobre as modalidades olímpicas e paralímpicas de neve. O evento integrou a disciplina "Atividade Física e Esporte Adaptado", ministrada pela professora Dra. Mey Van Munster, do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana (DEFMH). 

Além disso, no próximo dia 1º de julho, a CBDN ministra o curso/workshop "Gestão e Organização de Eventos de Inverno". Caio Freixeda, gestor da entidade para as modalidades de cross-country e biatlo, vai trazer um panorama geral dos esportes de inverno e noções sobre organização de eventos, regras e arbitragem das modalidades. O curso é gratuito, aberto a todos os interessados e terá distribuição de certificado de participação aos presentes. 

“O principal intuito do workshop é inserir os estudantes no contexto da organização das provas de Cross Country, especialmente do Circuito Brasileiro de Rollerski, oferecendo um panorama de como funciona o evento, as principais funções e tarefas. O objetivo é gerar oportunidades para que esses participantes já se engajem na prática à organização das próximas etapas da competição”, afirmou Caio Freixeda.

Contudo, o esqui cross-country e biatlo não ficaram restritos apenas à UFSCar. A CBDN fez apresentações do rollerski para alunos da Escola de Educação Física e Esporte, da Universidade de São Paulo (USP), e também para o Centro Universitário Senac. 

"O mês de junho foi especial para a CBDN pela possibilidade que tivemos de apresentar nosso trabalho e os objetivos futuros. Estivemos em universidades renomadas e pudemos falar sobre o nosso desenvolvimento tanto no esporte olímpico quanto paralímpico. Essa abertura é importante pois vemos na formação de recursos humanos um dos fatores críticos de sucesso a longo prazo, além de abrir portas na área de pesquisa e organização futura de eventos", encerrou Leandro Ribela. 

Curso de Gestão e Organização de Eventos de Inverno
Local: Auditório 2 da Biblioteca Comunitário (BCo), área Norte do Campus São Carlos, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Quando: 1º de julho de 2017, a partir das 9h

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.