Brasileiros da patinação de velocidade encaram maratona no inline

João Victor comemora vitória no Campeonato Japonês de inline (Divulgação/CBDG)

A temporada da patinação de velocidade terminou em março, com as últimas provas na Europa. Contudo, a equipe brasileira, formada pelos atletas João Victor da Silva, Gabriel Ohnmacht e Marcelo Donadio, resolveu esticar o calendário e encarou uma maratona de competições na patinação inline. Os três participaram de diversos torneios nas últimas semanas. 

O melhor resultado foi do João Victor, 15 anos. O jovem, que mora no Japão com a família, participou do Campeonato Nacional Japonês de patinação inline no último fim de semana e conquistou duas medalhas. Ele foi prata nos 400 metros e conquistou o ouro no sprint 100 metros na categoria Júnior A (até 19 anos). 

Gabriel e Marcelo na Alemanha (Divulgação)
Gabriel Ohnmacht, 16, teve uma agenda mais cheia. Ele participou de cinco das oito etapas da Copa Europeia entre abril e junho de 2017. Seu melhor desempenho foi na sexta etapa, realizada na Bélgica. Na ocasião, ele ficou na sétima posição geral da categoria Júnior B (16 e 17 anos).O brasileiro também conquistou importantes resultados na Alemanha, Holanda e Áustria. 

Por fim, Marcelo Donadio, o atleta mais experiente da equipe brasileira de patinação de velocidade, também disputou a Copa Europeia de inline. Contudo, ele correu em apenas três etapas. Seu melhor desempenho foi na Arena Geisingen, na Alemanha, quando terminou na 20ª posição da classificação geral na disputa masculina, conquistando a oitava posição na prova de sprint 1000 metros. 

Migrar para a patinação inline durante a pré-temporada do gelo não é nenhuma novidade para os atletas da modalidade. Muitos incrementam seus treinos não só com os patins sobre rodas, mas também com bicicletas e corridas - tudo para manter uma boa forma física antes do início das competições. A tcheca Martina Sablikova, por exemplo, tem cinco medalhas olímpicas na patinação de velocidade, mas é reconhecidamente uma das melhores ciclistas de todo o mundo. 

A temporada da patinação de velocidade começa em agosto, com uma etapa da Copa do Mundo Júnior em Calgary, no Canadá. Depois, a partir de novembro, começa a Copa do Mundo adulta. A próxima temporada é especial, pois servirá de classificação olímpica para os Jogos de Inverno de PyeongChang, em fevereiro de 2018. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.