Ingestão de álcool e remédios é a causa da morte de Steven Holcomb

Homenagem a Steven Holcomb em Lake Placid (Molly Choma/USABS)

Uma combinação fatal entre remédios para dormir e álcool foi a causa da morte do norte-americano Steven Holcomb, lenda do bobsled. Essa é a conclusão do relatório do Condado de Essex, responsável pela investigação. O documento foi divulgado nessa terça-feira, 13 de julho, e enviado também à família e à imprensa. 

As análises toxicológicas foram feitas no laboratório NMS em Willow Grove, no estado da Filadélfia. O relatório aponta que o corpo de Steven Holcomb tinha alta concentração de Zopiclona, base de remédio para insônia, e 0,18% de concentração de álcool no sangue - muito acima do limite recomendado. Essa combinação foi o que causou sua morte em 6 de maio

Com 37 anos, Steven Holcomb foi encontrado morto em seu quarto, no Centro de Treinamento Olímpico dos Estados Unidos, em Lake Placid. A investigação inicial concluiu que não houve ingestão de drogas ilícitas e que o atleta faleceu dormindo. Uma autópsia realizada na sequência revelou uma grande quantidade de água nos pulmões. 

O médico-legista responsável pelo relatório de toxicologia compartilhou o relatório com a Federação Norte-americana de Bobsled, que deu a investigação por encerrada, e com a família de Steven Holcomb, que tentou evitar a divulgação por entender que o documento ia além do escopo da toxicologia. 

"Steven era um filho incrível e um irmão amado e apreciado por sua família, seus amigos, sua comunidade no bobsled e todas as comunidades que ele entrou em contato ao redor do mundo. Nós mantemos essas lembranças próximas e estamos orgulhosos dele, não só como atleta, mas também como pessoa. Ele se esforçou para ser um modelo para os outros e ser um homem amável e atencioso que sentiremos muita falta nesse mundo. Qualquer um que conhecesse o Steven sabia que ele era uma pessoa respeitada, apesar de ser figura pública. Nossa intenção era continuar a respeitar sua privacidade, mesmo na morte. Agradecemos o amor e o apoio de todo o mundo", afirmou a família Holcomb em um comunicado à Federação Norte-americana de Bobsled e Skeleton. 

Steven Holcomb era um dos principais pilotos de bobsled da história e se preparava para a disputa dos Jogos Olímpicos de PyeongChang, em fevereiro de 2018. Em sua carreira, ele acumulou mais de 60 vitórias em etapas da Copa do Mundo, dez medalhas no Mundial de Bobsled (sendo cinco de ouro) e três medalhas olímpicas, incluindo o título no quarteto em 2010, encerrando um tabu de 62 anos dos Estados Unidos! Na última temporada, Holcomb ficou na segunda colocação do ranking da Copa do Mundo de Duplas e foi o terceiro no quarteto. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.