Canadá e Suécia decidem o Mundial masculino de Hóquei no Gelo

Suécia comemora vaga à final do Mundial (Matt Zambonin/IIHF-HHOF Images)

De um lado, o atual bicampeão mundial de hóquei no gelo e maior vencedor do torneio. Do outro, um país europeu que busca sua décima conquista mundial. Nesse sábado, 20 de maio, Canadá e Suécia venceram suas partidas semifinais e avançaram à decisão do Mundial de Hóquei no Gelo. A final acontece neste domingo, 21, em Colônia, na Alemanha. 

O Canadá chegou à final mesmo sem as principais estrelas. Sidney Crosby e Connor McDavid, principais estrelas da NHL nesse ano, não foram convocados. Contudo, nem isso impediu o país de realizar a melhor campanha da competição. Foram oito vitórias e apenas uma derrota no overtime em nove partidas realizadas - credenciando os canadenses como favoritos ao tricampeonato nessa temporada. 

A semifinal foi mais uma amostra da força do Canadá no Mundial de Hóquei no Gelo. A equipe saiu perdendo para a fortíssima Rússia por 2 a 0 no segundo período (gols de Kuznetsov e Gusev), mas Mark Scheifele, Nate MacKinnon, Ryan O'Reilly e Sean Couturier (sem goleiro) garantiram a virada e a classificação canadense à decisão - a 40ª em 81 edições! 

Canadá e Rússia (Matt Zambonin/IIHF-HHOF Images)
A Suécia, por sua vez, recrutou seus melhores atletas para voltar ao pódio do Mundial após duas temporadas. Os principais atletas da NHL foram convocados, como o goleiro Henrik Lundqvist, o defensor John Klingberg e o atacante William Nylander. Mesmo assim, o país não teve vida fácil na primeira fase, terminando na terceira colocação de seu grupo após derrotas para Rússia e Estados Unidos.

Porém, a equipe cresceu na fase eliminatória e eliminou a Suíça nas quartas de final com uma vitória de 3 a 1. Na semifinal, por sua vez, conseguiu uma vitória de 4 a 1 sobre a Finlândia, atual vice-campeã mundial. John Klingberg, Alexander Edler, William Nylander e Joakim Nordstrom fizeram os gols suecos - Joonas Kemppainen descontou para os finlandeses. 

A decisão do Mundial masculino de Hóquei no Gelo, última competição de esporte de inverno dessa temporada, acontece às 20h45 no horário local (15h45 no horário de Brasília), na LANXESS Arena, em Colônia, na Alemanha. Antes, Finlândia e Rússia se enfrentam na disputa pelo bronze. 

Confira os melhores momentos das duas semifinais do Mundial de Hóquei no Gelo:

Suécia x Finlândia



Canadá x Rússia

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.