Brasília lidera Conferência Norte da Liga Brasileira de Hóquei

Brasília Hockey se destaca na primeira rodada da Liga Brasileira de Hóquei (Divulgação/LBH)

No último fim de semana de abril, cinco das mais tradicionais equipes de hóquei inline do Brasil abriram a temporada da primeira edição da Liga Brasileira de Hóquei, projeto autônomo e sem vínculo com federações esportivas. Após a repercussão da estreia, a competição realizou a primeira rodada da Conferência Norte de Acesso entre 6 e 7 de maio. 

As partidas aconteceram em Brasília e reuniram oito times das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. A capital federal, por exemplo, possui duas equipes: Brasília Hockey e Cerrado Hockey. O estado de Tocantins também tem dois representantes: Couro Grosso e Pebas Hockey. Completam a lista o Arena Hockey Belém (Pará), Cardinals Hockey (Bahia), Goiás Hockey (Goiás) e Sinop Storm (Mato Grosso).

Com 14 jogos realizados, três times se destacaram na primeira etapa da Conferência Norte. O Brasília venceu as quatro partidas que realizou e lidera a disputa. A equipe do Distrito Federal venceu o Sinop Storm por 4 a 3, o Cerrado HOckey por 5 a 1, o Pebas por 11 a 1 e o Couro Grosso por 8 a 0. 

Contudo, o Goiás segue o líder de perto e também está invicto após vencer suas três partidas no último fim de semana. O time goiano derrotou o Pebas por 9 a 0, o Couro Grosso por 6 a 3 e o Arena Hockey por 5 a 2. Já o Sinop perdeu apenas para o Brasília e também venceu três jogos: 12 a 4 no Cardinals, 4 a 2 no Cerrado e novamente 4 a 2 no Arena. 

Os resultados completos e a classificação do campeonato podem ser vistos aqui. A Liga Brasileira de Hóquei possui duas divisões: a elite e a de acesso, essa última realizada em duas conferências: Norte e Sul (com cinco equipes das regiões Sudeste e Sul). O campeão de cada conferência conquista o acesso à elite do torneio em 2018. Além disso, a Liga também vai organizar uma disputa feminina com sete times inscritos nessa temporada. 

E são as mulheres que irão movimentar a próxima rodada da Liga Brasileira de Hóquei. No próximo fim de semana, entre 20 e 21 de maio, a cidade de Sertãozinho, em São Paulo, vai organizar a primeira etapa da disputa feminina. A cidade também vai abrigar os jogos da rodada inaugural da Conferência Sul.

Equipe feminina de hóquei no gelo

A BR Hockey, empresa responsável pelo projeto da Liga Brasileira de Hóquei, também montou uma equipe feminina para a disputa do Pan-americano de Hóquei no Gelo, que acontece entre 5 e 11 de junho na Cidade do México. Essa vai ser a primeira vez que o país vai ter um time feminino no torneio - em 2015, quatro brasileiras participaram de um time misto com mexicanas.

Contudo, como a empresa não possui vínculo com nenhuma federação esportiva do país, do ponto de vista institucional não podemos chamar esse grupo de seleção brasileira oficial - o que não diminui em nada o feito histórico dessas mulheres. A convocação não foi anunciada oficialmente, mas uma lista extra-oficial está disponível aqui

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.