Japão conquista título mundial por equipe na patinação artística no gelo

Japoneses comemoram título no Troféu por Equipes (Divulgação/ISU)

Após cinco anos e dois títulos para os Estados Unidos, o time japonês de patinação artística no gelo voltou a conquistar o Troféu Mundial por Equipes na modalidade e fez a alegria dos torcedores. A competição, que reuniu os seis melhores países nesta temporada, terminou no último sábado, 22 de abril, e foi realizada em Tóquio. 

Na somatória de todas as apresentações, o Japão conseguiu 109 pontos e travou uma batalha ponto a ponto contra a Rússia, segunda colocada com apenas quatro pontos atrás. Os Estados Unidos, dono de três troféus, ficou com a medalha de bronze - curiosamente a pior participação norte-americana na história do torneio. 

Para voltar a conquistar o título, a seleção japonesa concentrou suas forças na disputa masculina - e funcionou. O campeão mundial Yuzuru Hanyu e o vice Shoma Uno conquistaram 41 dos 46 pontos possíveis na disputa entre os homens. Os donos da casa ainda conquistaram 39 pontos com as mulheres, 14 nos pares e 15 na Dança no Gelo. 

"Estou feliz e surpresa de terminarmos na primeira posição. Estou muito feliz para dizer algo, na verdade. Eu acho que as mulheres fizeram uma performance maravilhosa e também o nosso par teve um excelente trabalho", comentou Kana Muramoto, capitão do Japão no Troféu Mundial por Equipes. 

A Rússia, por sua vez, recrutou a fortíssima equipe feminina com Elena Radionova e Evgenia Medvedeva, bicampeã mundial, para tentar conquistar seu primeiro título. As mulheres também não decepcionaram e conquistaram 43 dos 46 pontos possíveis. Os russos também foram melhores nos Pares e na Dança no Gelo (20 pontos em cada), mas o desempenho entre os homens (apenas 22 pontos) impediu o título. 

Por mais que não tenha o mesmo status do Mundial de Patinação Artística, o Troféu por Equipes se consolida como um importante torneio no calendário internacional da modalidade e serve de parâmetro para a disputa dos Jogos Olímpicos de Inverno no ano que vem, em PyeongChang. 

Confira a classificação completa do Troféu Mundial por Equipe: 
1º - Japão = 109 pontos
2º - Rússia = 105 
3º - Estados Unidos = 97
4º - Canadá = 87
5º - China = 80
6º - França = 62

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.