Finlândia surpreende Canadá no Mundial feminino de hóquei no gelo

Jogadoras finlandesas comemoram façanha (Matt Zambonin/IIHF-HHOF Images)

Até este sábado, 1º de abril, o único tropeço da seleção canadense feminina de hóquei no gelo para um país europeu foi diante da Suécia, em 2008, durante o Four Nations Cup. Contudo, a equipe foi surpreendida pela Finlândia no Mundial da modalidade em Plymouth, nos Estados Unidos. 

Com uma grande atração de Susanna Tapani, autora de um gol e duas assistências, as finlandesas venceram as canadenses por 4 a 3 na segunda rodada da competição. O jogo foi muito equilibrado, com o país escandinavo sempre na frente no placar. O gol salvador, porém, foi marcado com 1min41seg para o fim da partida!

O resultado coloca o Canadá inesperadamente na última posição do Grupo A no Mundial feminino de hóquei no gelo. Na primeira rodada, a equipe não conseguiu fazer frente à seleção dos Estados Unidos e perdeu por 2 a 0. As norte-americanas, aliás, derrotaram a Rússia neste sábado por 7 a 0 e estão praticamente classificadas à semifinal. Já as russas possuem três pontos por terem vencido a Finlândia por 2 a 1 na estreia. 

Apesar de sofrer duas derrotas consecutivas pela primeira vez na história, a situação da equipe canadense não é desesperadora. Para conseguir uma vaga direta à semifinal, basta derrotar a Rússia na última rodada e torcer por uma vitória no tempo normal dos Estados Unidos sobre a Finlândia. Para quem possui dez títulos mundiais e quatro ouros olímpicos, não é uma situação tão difícil. 

No Grupo B, a Alemanha, recém-promovida à elite da competição, já garantiu uma vaga nas quartas de final ao vencer suas duas partidas. Na estreia, o país venceu a Suécia por 3 a 1 e, neste sábado, derrotou a República Tcheca por 2 a 1. Com seis pontos, a equipe já se garante nas duas primeiras posições da chave. 

A vice-liderança do Grupo B está com a Suécia, que conseguiu derrotar a Suíça por 2 a 1 na segunda rodada. Já o time suíço tem dois pontos graças à vitória de 2 a 1 no penalty shot sobre a República Tcheca - esta última lanterna da chave com apenas um ponto até o momento.

A terceira e última rodada da primeira fase do Mundial feminino de Hóquei no Gelo acontece nesta segunda-feira, 3 de abril. Pelo Grupo A jogam Canadá x Rússia às 17h35 no horário de Brasília. Depois, às 21h35, os Estados Unidos enfrentam a Finlândia. Já no Grupo B, às 14h tem Alemanha x Suíça e às 20h República Tcheca x Suécia. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.