Brasil vai definir seleção para o Mundial de Hóquei Inline da IIHF

Treinamento de jogadores brasileiros de hóquei inline para a seleção (Reprodução)

Dispostos a representarem o Brasil no Mundial de Hóquei Inline da IIHF, jogadores, dirigentes e apoiadores da modalidade se uniram com um objetivo comum: formar uma seleção forte para a competição, que acontece em Bratislava, na Eslovênia, entre 25 de junho e 1º de julho. O último passo desta jornada vai acontecer neste fim de semana em Contagem, Minas Gerais. 

O local vai abrigar o último fim de semana de treinamentos com os "finalistas" das seletivas realizadas anteriormente. No total, 26 atletas (cinco goleiros) de seis estados buscam as últimas 14 vagas (2 goleiros) na equipe. A coordenação técnica é do norte-americano Skyler Hoar, responsável pela seleção brasileira de hóquei inline. 




O projeto, coordenado pelos atletas Xande Guilardi e Luiz Fernando, veteranos da equipe brasileira, começou em abril de 2016 e envolveu mais de 40 competidores de hóquei inline no país. O objetivo foi reunir competidores experientes e novatos em grupos de rendimento e de desenvolvimento para montar uma seleção permanente e fortalecer a prática do hóquei no país.


Após a definição dos convocados, a preparação do Brasil entra em sua reta final. O país está no Grupo D, ao lado da Austrália, Reino Unido e Letônia. A estreia será no dia 25 de junho, às 15h no horário local (10h no horário de Brasília), contra a equipe australiana. No dia 26 joga contra os britânicos e no dia seguinte os letões - sempre no mesmo horário. 

No total, são oito times na Divisão 1, divididos em dois grupos com quatro seleções.  As equipes se enfrentam dentro da chave e avançam para as quartas de final. A partir daí, eliminatória simples em um jogo até a decisão. O país campeão ganha direito de disputar a Divisão Especial no próximo ano. 

O Brasil retorna ao Mundial de Hóquei Inline da IIHF após três anos. A última participação foi em 2014, em Pardubice, na República Tcheca. Na ocasião, a seleção brasileiras venceu apenas um jogo e terminou na última colocação, sendo rebaixada para a fase classificatória. 

Contudo, a equipe brasileira possui uma bela trajetória dentro da Divisão 1 do Mundial de Hóquei Inline da IIHF. Entre 2003 e 2009, por exemplo, o Brasil conquistou seis medalhas na competição: um ouro em 2007, duas pratas em 2003 e 2004 e três bronzes em 2006, 2008 e 2009. 

Campeonato Paulista

Enquanto isso, a temporada do hóquei brasileiro já começou. Nos últimos dois fins de semana, a Federação Paulista de Hóquei e Patinação organizou duas edições do Campeonato Paulista da modalidade: a adulta feminina e a das categorias de base.

A disputa entre as mulheres aconteceu em Amparo entre 25 e 26 de março. A equipe do Juremas Hockey Team, de Campinas, conquistou o título estadual ao vencer a AABB, de São Paulo, por 2 a 1 na decisão. As meninas do Amparo No Limits, donas da casa, ficaram com a medalha de bronze ao derrotarem o São Bernardo por 3 a 1 na disputa do terceiro lugar. Já o time de Jaú ficou na quinta colocação. 

Na categoria Infantil, a Hípica foi campeã ao derrotar a Portuguesa por 5 a 2. Os dois times voltaram a se encontrar na decisão mirim, com nova vitória da Hípica por 3 a 1. Já na disputa juvenil, a Portuguesa se vingou, venceu a Hípica por 5 a 0 e conquistou o título estadual desta faixa etária. 

Já entre 28, 29 e 30 de abril acontece a disputa do Campeonato Nacional de Hóquei inline. Antes, entre 22 e 23, tem a estreia da Liga Brasileira de Hockey, competição independente que promete agitar a modalidade. Mas isso já é assunto para outro post! 

Confira o jogo completo que deu o título às meninas do Juremas Hockey Team:

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.