Brasil conquista melhor resultado da história no Curling de Duplas Mistas

Equipe brasileira teve excelente desempenho (Richard Gray/WCF)

Em 2014 e 2015, o Brasil conquistou apenas uma vitória em cada edição do Mundial de Curling de Duplas Mistas e brigou para fugir das últimas colocações. No ano passado, o país venceu dois jogos e fez partidas equilibradas em seu grupo. Agora, nesta temporada, a equipe brasileira manteve o crescimento e ficou próxima da vaga à próxima fase da competição. 

A mineira Anne Shibuya e o amazonense Marcio Cerquinho foram os representantes do Brasil na competição realizada em Lethbridge, no Canadá, ao longo desta semana. Com três vitórias em sete jogos, eles garantiram a melhor campanha do país na história do Mundial de Curling de Duplas Mistas e, ainda por cima, ficaram a uma vitória da classificação inédita para as oitavas de final. 

A primeira partida era um aviso de que a campanha seria histórica. Após estar perdendo por 5 a 0 nos cinco primeiros ends, o time brasileiro virou e venceu a Estônia por 8 a 7. Depois, Anne e Márcio derrotaram a Croácia por 14 a 5, com direito a um 6-ender (quando todas as pedras em um único end acabam pontuando), e ganharam de Belarus por 10 a 3 na última partida da competição. 

Mais do que as vitórias, o país demonstrou evolução também nas derrotas. A dupla encontrou dificuldades contra Japão e Letônia e foi derrotada por 11 a 4 e 11 a 3, respectivamente. Contudo, os outros dois tropeços foram definidos nas últimas pedras. Contra a Hungria, por exemplo, o Brasil perdia por um ponto após o sexto end, mas não conseguiu evitar a derrota por 8 a 5 no final.

Já contra a Finlândia, no penúltimo jogo da fase de classificação, os brasileiros venciam por 7 a 6 até a última pedra do jogo. Entretanto, uma boa jogada finlandesa garantiu dois pontos para os rivais e a vitória por 8 a 7. Em caso de vitória nessa partida, o Brasil conseguiria a classificação inédita às oitavas de final do Mundial de Curling de Duplas Mistas.

Independentemente disso, a campanha merece entrar para a história por mostrar a dupla brasileira encarando de frente todos os adversários na competição. No fim, o Brasil terminou na sexta colocação do Grupo A, empatado com o Japão, quarto colocado, e Belarus, quinto, e à frente de Estônia e Croácia.

A líder Letônia, a vice-líder Hungria e a Finlândia avançaram à segunda fase do Mundial. Além deles, Escócia, Noruega, Itália, Coreia do Sul, China, Suécia, EUA, Canadá, República Tcheca, Suíça, Rússia, Espanha e Irlanda também seguem na disputa. A primeira fase terminou nesta quinta-feira, 27 de abril, e a etapa eliminatória acontece nesta sexta-feira e no sábado, dias 28 e 29 de abril. 

O resultado reforça a importância de Anne Shibuya e Marcio Cerquinho para o curling brasileiro. Formada no fim de 2015, a dupla conquistou o título brasileiro da modalidade em 2016 e esteve presente na disputa do America's Challenge contra a seleção dos Estados Unidos, no início do ano. 

Confira a campanha brasileira no Mundial de Curling de Duplas Mistas de 2017:

22 de abril – Brasil 8 x 7 Estônia|23 de abril – Brasil 4 x 11 Japão\
24 de abril – Brasil 3 x 11 Letônia\
24 de abril – Brasil 5 x 8 Hungria\
25 de abril – Brasil 14 x 5 Croácia\
26 de abril – Brasil 7 x 8 Finlândia\
26 de abril – Brasil 10 x 3 Belarus

Competição define vagas olímpicas

Categoria que faz sua estreia olímpica nos Jogos de Inverno de PyeongChang, o curling de duplas mistas vai definir os sete países classificados após o encerramento do Mundial. Os doze melhores times recebem uma pontuação específica no ranking pré-olímpico, em que o campeão ganha 14 pontos e o 12º apenas um. Os pontos são somados com o desempenho do ano anterior e os sete primeiros colocados garantem uma cota. 

O regulamento é bem simples nesta segunda fase: os dezesseis times jogam as oitavas de final em eliminatória simples. Quem vencer avança até à decisão. Já os times derrotados também se enfrentam entre si para determinarem a classificação oficial do Mundial de Curling de Duplas Mistas. As partidas que agitam a segunda fase e os resultados completos estão aqui

Marcio e Anne comemoram a vitória (Richard Gray/WCF)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.