Laura Dahlmeier conquista a Copa do Mundo de Biatlo

Laura Dahlmeier comemora o título no Biatlo (Divulgação)

Dona de cinco medalhas de ouro no Mundial de Biatlo desta temporada, a alemã Laura Dahlmeier ratificou seu domínio e confirmou o título geral da Copa do Mundo da modalidade neste fim de semana. A penúltima etapa da competição aconteceu em Kontiolahti, na Finlândia, entre 10 e 12 de março.

Este é o primeiro Globo de Cristal da atleta da Alemanha. Ela possui 1137 pontos no ranking feminino, contra 970 da tcheca Gabriela Koukalova. Como restam apenas três vitórias (e as vitórias são 60 pontos), Laura não pode mais ser alcançada pelas rivais. 

"É realmente fantástico, um momento muito especial para mim. Nunca esperava isso no início da temporada. Eu não vi isso já aqui em Kontiolahti, não olhei para a pontuação total, e agora a TV me informou disso", comemorou.

O título foi garantido após a vitória na prova de perseguição 10km, com 29min54seg4 e um tiro desperdiçado - a francesa Marie Dorin Habert foi a segunda e Lisa Vittozzi, da Itália, foi a terceira. 

A atleta da Alemanha também conquistou uma medalha de prata na prova de sprint 7,5km. Ela ficou atrás apenas da noruguesa Tiril Eckhoff, vencedora com 19min18seg4 e nenhum tiro desperdiçado - a bielorrussa Darya Domracheva completou o pódio.

Se para Dahlmeier é uma sensação nova, para Martin Fourcade é algo já corriqueiro. No fim de semana passado ele já havia conquistado o Globo de Cristal (o sexto consecutivo). Nesta etapa, tratou de quebrar novos recordes e ampliar sua hegemonia.

Ao vencer o sprint 10km com 22min17seg0 e um tiro desperdiçado, o atleta da França chegou à marca de 13 vitórias individuais na temporada, quebrando o antigo recorde do norueguês Ole Bjoerndalen. Ondrej Moravec conquistou a prata nesta prova e Emil Svendsen, da Noruega, foi o terceiro. 

Na prova de perseguição 12,5km, Arnd Peiffer, da Alemanha, venceu com 30min35seg0 e nenhum tiro ruim - Simon Eder, da Áustria, foi o segundo e Svendsen repetiu a terceira posição. Agora, Fourcade possui 1228 pontos, contra 805 do russo Anton Shipulin, segundo colocado. 

A etapa da Copa do Mundo de Biatlo em Kontiolahti também teve duas provas por equipe. No revezamento misto simples, com apenas dois atletas, a Áustria foi a campeã com 31min35seg1 e cinco tiros desperdiçados - os Estados Unidos conquistaram a prata e a Alemanha o bronze. Já no revezamento misto por equipe, a França conquistou o ouro com 1h11min34seg5 e nove tiros errados - o time alemão foi o segundo e a Ucrânia completou o pódio. 

A última etapa da Copa do Mundo de Biatlo acontece neste fim de semana em Oslo, na Noruega, durante o tradicional Festival Holmenkollen de esqui nórdico. São três provas para cada gênero entre 17 e 19 de março. 

Confira uma entrevista com a nova campeã da Copa do Mundo de Biatlo: 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.