Guangpu Qi conquista título da Copa do Mundo de esqui aerials

Guangpu Qi é o campeão da Copa do Mundo de Esqui Aerials (Reprodução)

Atual bicampeão mundial masculino de esqui livre aerials, o chinês Guangpu Qi voltou a conquistar o título da Copa do Mundo da modalidade nesta temporada. Ele confirmou o Globo de Cristal com uma etapa de antecipação na prova realizada em Minsk, capital de Belarus, em 25 de fevereiro. 

O atleta da China foi o segundo colocado na disputa, atrás apenas de seu compatriota Xindi Wang, vencedor com 118.14 pontos - Hang Zhou, também chinês, completou o pódio. Com o desempenho, Qi chegou aos 440 pontos no ranking masculino e abriu 132 pontos de vantagem sobre o bielorrusso Anton Kushnir - com apenas uma prova no calendário. 

Este é o segundo Globo de Cristal de Guangpu Qi e encerrou um tabu de seis anos - seu primeiro título foi na temporada 2010/2011. Agora, ele se prepara para conquistar o título que ainda resta em sua carreira: a medalha de ouro olímpica. Em 2010, nos Jogos de Vancouver, ele foi o sétimo e em Sochi ficou na quarta posição. 

Se entre os homens a disputa está definida, entre as mulheres é o contrário: apenas dois pontos separam a australiana Danielle Scott, líder do ranking, da chinesa Mengtao Xu, a segunda colocada. Na etapa em Belarus, a vencedora foi Lydia Lassila, da Áustralia, seguida por Scott, prata, e Xu, bronze. 

Com 402 pontos até o momento, Danielle Scott busca conquistar seu primeiro título no cenário internacional no esqui livre aerials - ela possui uma medalha de bronze no Mundial de 2015. Já Mengtao Xu foi bicampeã da Copa do Mundo em 2012 e 2013 e também possui quatro medalhas em Mundiais (uma de ouro) e uma prata olímpica em Sochi. 

A última etapa da Copa do Mundo de Esqui Livre Aerials, com a definição da campeã feminina desta temporada, acontece no próximo sábado, 4 de março, em Moscou, na Rússia. 

Moguls

Campeões da Copa do Mundo de Esqui Livre Moguls, o canadense Mikaël Kingsbury e a australiana Britteny Cox se despediram em grande estilo da competição neste fim de semana. Eles novamente foram os principais destaques na última etapa realizada em Thaiwoo, na China, entre 24 e 25 de fevereiro. 

Kingsbury, por exemplo, venceu as duas provas masculinas. Primeiro ele teve 86 pontos na corrida individual e ficou à frente dos australianos Brodie Summers e Matt Graham, respectivamente prata e bronze. Depois, no dual moguls, o canadense derrotou o suíço Marco Tade na bateria decisiva - Bradley Wilson, dos EUA, ficou com o bronze. 

Entre as mulheres, Cox foi a terceira na prova individual, atrás da canadense Justine Dufour-Lapointe, prata, e da francesa Perrine Laffont, vencedora com 80.01 pontos. No dual moguls, porém, a atleta da Austrália foi a campeã, derrotando Laffont na bateria decisiva - Dufour-Lapointe ficou com o bronze. 

Na classificação final, Mikaël Kingsbury ficou com 1020 pontos, contra 574 do francês Benjamin Cavet. Já Britteny Cox foi a campeã com 894 pontos, enquanto que Pierre Laffont teve 655. Agora, os atletas aguardam o Mundial de Esqui Livre e Snowboard para encerrar a temporada. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.