Copa do Mundo de Biatlo testa futura pista dos Jogos Olímpicos

Laura Dahlmeier venceu duas provas em PyeongChang (Divulgação)

Após a disputa do Mundial duas semanas atrás, os principais atletas de biatlo voltaram suas atenções para a reta final da Copa do Mundo da modalidade no último fim de semana. A antepenúltima etapa da temporada aconteceu em PyeongChang, na Coreia do Sul, entre 2 e 5 de março. O evento testou o trajeto destinado ao biatlo nos Jogos Olímpicos de 2018. 

A disputa seguiu a mesma lógica das últimas competições: a alemã Laura Dahlmeier e o francês Martin Fourcade foram dominantes na competição feminina e masculina. Cada um deles conquistou duas das três medalhas de ouro disponíveis na etapa sul-coreana. 

Dahlmeier foi a mais rápida nas duas provas individuais. No sprint 7,5km, ela venceu com 20min43seg7 e nenhum tiro desperdiçado - Tiril Eckhoff, da Noruega, foi a segunda e Anais Chevalier, da França, foi a terceira. Já na prova de perseguição 10km, a atleta da Alemanha completou o percurso em 27min58seg0 e novamente com desempenho perfeito no tiro - a finlandesa Kaisa Makarainen ficou com a prata e a francesa Anais Bescond com o bronze. 

O interessante é que Laura Dahlmeier poderia colecionar uma terceira medalha de ouro em PyeongChang porque a Alemanha venceu a disputa de revezamento 4x6km com 1h07min35seg6 e oito tiros errados - a líder do ranking, porém, preferiu não participar da prova. Noruega, com a prata, e República Tcheca, com o bronze, completaram o pódio.

Entre os homens, Martin Fourcade venceu a prova de perseguição 12,5km com 31min24seg2 e nenhum tiro errado - Anton Shipulin, da Rússia, foi o segundo e Julian Eberhard, da Áustria, foi terceiro. Ele também comandou a França no revezamento 4x7,5km. O país venceu com 1h12min09seg5 e dez tiros ruins - a Áustria foi prata e Noruega ficou com o bronze. 

Por fim, no sprint 10km, Fourcade ainda conquistou a medalha de bronze, ficando atrás apenas do norte-americano Lowell Bailey, segundo, e de Julian Eberhard, vencedor com 23min11seg1 e nenhum tiro desperdiçado. 

Com 1023 pontos, Laura Dahlmeier é a líder isolada do ranking feminino da Copa do Mundo de Biatlo com 1023 pontos, contra 911 de Gabriela Koukalova. Entre os homens, Martin Fourcade lidera com 1128 pontos, contra 762 de Anton Shipulin. A penúltima etapa acontece em Kontiolahti, na Finlândia, entre 10 e 12 de março.  

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.