Circuito Brasileiro de Rollerski começa neste sábado, em São Paulo

Etapa no Kartódromo de Interlagos, em 2016 (Divulgação/CBDN)

Consolidado no calendário da CBDN, o Circuito Brasileiro de Rollerski chega à quarta edição neste ano e reúne os principais nomes do país na busca pela vaga olímpica no esqui cross-country. A primeira etapa da competição acontece neste sábado, 4 de março, no Kartódromo de Interlagos, em São Paulo.

Este é o segundo ano consecutivo que o local abriga a etapa inaugural do torneio. A disputa também coincide com o fim da temporada de provas no hemisfério norte - inclusive com os atletas que representaram o país no Mundial de Esqui Nórdico, no fim de semana passado.

É o caso, por exemplo, de Bruna Moura e Victor Santos, representantes brasileiros que perseguem a vaga olímpica no esqui cross-country. Além deles, Leandro Lutz e a equipe paralímpica de inverno (Fernando Aranha, Aline Rocha e Thomaz Moraes) também confirmaram presença no Kartódromo de Interlagos. 

Em ascensão no país, o rollerski é uma espécie de esqui sobre rodas e transformou-se em uma importante ferramenta de treinamento para todos os atletas de esqui cross-country (inclusive os provenientes de países com tradição no esporte). No Brasil, ele é utilizado como método de treinamento para suas categorias de base. Graças, sobretudo, ao sucesso do projeto social Ski na Rua, idealizado por Leandro Ribela e que atende cerca de 50 jovens - muitos deles já se tornaram atletas da CBDN. 

"A primeira etapa do circuito de rollerski terá pelo segundo ano consecutivo a pista auxiliar do autódromo como sede do evento, facilitando a participação de mais atletas e a realização de side events. Assim, aproximadamente 100 pessoas estarão envolvidas na etapa, em uma programação intensa, com provas de sprint e perseguição para as categorias principais, além do rollerskicross para os mais novos e clínicas para os iniciantes. É um encerramento com chave de ouro para a temporada do cross-country brasileiro e um motivador para o ano que está por vir", afirmou Caio Freixeda, gestor da modalidade na CBDN. 

A primeira etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski terá três provas: sprint e perseguição para as categorias Adulto e Júnior, e rollerski cross para o sub-16. No paralímpico, os atletas disputam provas nas categorias sitting (masculino e feminino) e standing masculino. A entrada é gratuita: basta comparecer ao local. A entrada é feita pelo portão 9, na avenida Jacinto Júlio. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.