Sara Takanashi é campeã feminina da Copa do Mundo de Esqui Saltos

Sara Takanashi, ao centro, conquista quarto título do Esqui Saltos (Divulgação)

Maior vencedora da Copa do Mundo de Esqui Saltos entre homens e mulheres e, agora, tetracampeã da competição. Com um ouro e uma prata nas provas realizadas em PyeongChang, Coreia do Sul, a japonesa Sara Takanashi confirmou seu quarto título neste fim de semana.

Na primeira prova da montanha HS 109, Takanashi ficou na segunda posição, atrás apenas de sua compatriota Yuki Ito, vencedora com 234.4 pontos - Ema Klinec, da Eslovênia, foi bronze. Depois, na segunda disputa, a japonesa conquistou o ouro com 215.1 pontos, deixando Ito na segunda posição e a norueguesa Maren Lundby em terceira. 

Dessa forma, Sara Takanashi chegou aos 1375 pontos no ranking da Copa do Mundo, contra 1108 de Yuki Ito. Como resta apenas uma prova para o encerramento da temporada feminina, ela não pode ser mais alcançada pelas rivais (cada vitória vale 100 pontos na classificação geral do esqui saltos). 


Com o título desta temporada assegurado, Takanashi chegou ao quarto Globo de Cristal da FIS. Ela também foi campeã em 2013, 2014 e 2016. Além disso, chegou à incrível marca de 53 vitórias em Copas do Mundo, igualando a marca do austríaco Gregor Schilierenzauer, maior vencedor masculino. Ela tem tudo para quebrar essa marca ainda neste ano. 

Agora, ela ganha uma motivação a mais para a disputa do Mundial de Esqui Nórdico no próximo fim de semana. Apesar de dominante no circuito internacional de esqui saltos, a atleta do Japão ainda convive com um incômodo tabu: ela ainda não ganhou nenhuma medalha de ouro em provas individuais no Mundial ou Jogos Olímpicos. 

Briga acirrada na disputa masculina


Campeão do Four Hills de 2015, o jovem austríaco Stefan Kraft se consolidou como um dos principais nomes do esqui saltos desde então. Dono de duas medalhas no Mundial de 2015 e outras duas no Mundial Ski Flying em 2016, ele entrou de vez na disputa pelo título da Copa do Mundo desta temporada. 

O representante da Áustria foi o grande destaque nas duas provas realizadas em PyeongChang, na Coreia do Sul. Na primeira, com montanha HS 140, Kraft venceu com 293.5 pontos, à frente do alemão Andreas Wellinger, prata, e do polonês Kamil Stoch, líder do ranking e que ficou com o bronze. 

Depois, com a prova na montanha HS 109, Stefan Kraft ficou com a segunda posição, atrás apenas do também polonês Maciej Kot, campeão da disputa com 256.2 pontos - Wellinger garantiu mais um pódio ao ficar em terceiro. Já Kamil Stoch foi apenas o sexto nesta prova. 

Assim, Stefan Kraft chegou aos 1220 pontos e está 60 atrás de Kamil Stoch, líder da Copa do Mundo de Esqui Saltos desde a disputa do Four Hills desta temporada, no início de janeiro. Daniel Tande, da Noruega, é o terceiro com 1119 pontos e segue na briga pelo título. Ainda restam seis etapas para o fim da competição.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.